Dirigentes sindicais dos 16 sindicatos dos Frentistas do Estado de São Paulo estiveram reunidos na última quarta-feira (02) na Federação dos Frentistas onde foram debatidos diversos assuntos inerentes ao a categoria.
Segundo Antônio Marco dos Santos, presidente do Sindicato dos Frentistas de Rio Preto e região, dentre os assuntos que foram debatidos um deles é relacionada à terceirização. “Temos uma cláusula na nossa Convenção Coletiva que proíbe esse tipo de contratação por parte dos postos”, salientou Santos. Porém existem no Estado alguns postos que tentar descumprir o Acordo e neste caso os sindicatos e a Federação estão agindo.
Pós Reforma Trabalhista houve a liberação da terceirização de algumas atividades fins, porém com a Cláusula que consta na Convenção dos Frentistas do Estado de São Paulo este tipo de contratação é proibido. “Existem empresas que tentaram registrar seus funcionários por meio de empresas terceirizadas e por conta da Cláusula da Convenção tiveram que volta atrás”, destacou o presidente do sindicato.
Conquistas – No que diz respeito às negociações coletivas deste ano – o sindicalista salienta que é importante que a manutenção das cláusulas da Convenção é importantíssima. Dentre eles destaques para o Tíquete Alimentação, Cesta Básica, Adicionais, Seguro de Vida e Vale Transporte Gratuito.
Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador