Os diretores do Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) percorreram nos últimos dias as unidades fabris do setor sucroalcooleiro para entregar um boletim informativo com detalhes dos Acordos Coletivos fechados neste ano de 2023.

Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do sindicato, neste ano levamos no boletim a diferença de uma planta para outra e mostrarmos como os trabalhadores são valorizados em cada local. No caso da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) foi colocado o valor como é em cada local se: é fixo, com metas ou variável e os valores do Vale Alimentação (VA) em cada planta.

O sindicalista destaca que o boletim está surtindo efeito, pois ficou bem claro para os trabalhadores e muitos já estão questionando porque existe uma diferenciação entre uma unidade e outra que muitas vezes fica uma do lado da outra, dando como exemplo o pagamento do VA existem casos que a diferença entre uma unidade e outra de até 50%.

Já no diz respeito à reposição salarial teve empresa que deu reajuste de 4% dando 0,17  de aumento real e em outra fechou em 4,5%, o INCP (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) foi de 3,83%, lembrando que a data base da categoria é o dia 01º de maio.

“O nosso intuito é fazer que o trabalhador visse, quando o outro (trabalhador) é valorizado e ele não (pelo seu patrão)”, salientou Alves Filho. Com essas informações o trabalhador poderá participar de forma diferenciada na campanha salarial do ano que vem.

Por Sérgio SAMPAIO – Da redação Jornal do Trabalhador