Na última segunda-feira (21) o SETH (Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade) completou 42 anos, fundado em 21 de agosto de 1981, ainda como Associação Profissional dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de São José do Rio Preto. A entidade foi posteriormente reconhecida como sindicato no dia 18 de agosto de 1983, recebendo a Carta Sindical do então ministro Murilo Macedo.
Segundo Sergio Paranhos, presidente do SETH, a entidade tem como data principal o dia 21 de agosto, foi uma data importante. “Nesta oportunidade eu nem conhecia o momento sindical, eu fui convidado pela Federação dos Empregos em Turismo que estava à frente deste movimento para uma reunião. Essa reunião aconteceu no Edifício Rio Branco, em frente ao Fórum em uma sala e naquele dia foi criado a Associação Profissional que dois após se transformou em sindicato”, detalhou Paranhos.
Atualmente o SETH representa 12 categorias profissionais em 30 municípios, desde o dia 29 de maio de 1998, está na sua atual sede na Rua Conselheira Saraiva, 317, na Vila Ercília.
Categorias – Edifícios/Condomínios, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Instituições Beneficentes e Filantrópicas, Institutos de Beleza, Imobiliárias, Controle de Pragas, Lavanderias, Agência de Turismo, Conservação de Elevadores e Casas de Diversões.
“O nosso sindicato nasceu do nada e hoje com toda a estrutura que o sindicato tem para dar apoio aos trabalhadores, fazendo as Convenções e Acordos Coletivos de trabalho e criando benefícios para os trabalhadores como assistência médica, odontológica, colônia de férias e departamento jurídico e outros”, finalizou Paranhos.
História – Em Rio Preto quando o sindicato foi fundado existiam apenas 40 edifícios/condomínios na cidade, atualmente são mais de 600.
Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador