Na data em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, um tema precisa de atenção: os perigos e malefícios do tabagismo para a saúde. E um dos principais e mais perigosos problemas relacionados a isso são os cânceres.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, a estimativa é que para cada ano do triênio 2023/2025 sejam diagnosticados no Brasil 32.560 novos casos de câncer de pulmão, traqueia e brônquios.  

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é uma data para lembrar que o cigarro é um problema de saúde pública e uma causa evitável de mortes, independentemente da versão em que se apresente. 

Parar de fumar pode ser algo muito difícil depois que a pessoa começa, por isso, o ideal é buscar ajuda profissional para que o processo seja realmente efetivo. 

 Programa Respiro –  Pensando na saúde dos clientes, a Unimed Rio Preto oferece um programa multidisciplinar para o tratamento do tabagismo. Trata-se do Programa Respiro, criado para ajudar pessoas a diminuir e até cessar o ato de fumar. 

 Baseado em protocolos clínicos que buscam resultados não só na cessação do tabagismo, mas nos impactos clínicos da doença, o Programa atua com equipe interdisciplinar por meio de abordagem multidimensional.

 Para isso, oferece atendimento multidisciplinar, nas áreas médicas, de enfermagem, nutricionista, psicologia, educação física e fisioterapeuta. Para se inscrever, basta acessar www.unimedriopreto.com.br/cliente/servicos/medicina-preventiva, selecionar “Você pode parar de fumar” e preencher o cadastro.

 “Desde que começamos o projeto, já atendemos 96 pessoas. Tivemos 71 altas e, atualmente, 25 pacientes participam do programa. É muito importante que o indivíduo queira parar de fumar. Esse é o ponto inicial”, explicou a supervisora médica da Atenção Integral à Saúde da Unimed Rio Preto, Priscila Rocha Polezi de Barros.

 Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (17) 3202-1120 ou 3202-1130.