A presidente do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio) de Rio Preto e região, Márcia Caldas, participou do encontro do Comitê das Mulheres Trabalhadoras das Américas (CMTA) que aconteceu entre os dias 01 e 03 de setembro, na cidade Panamá. A atividade foi promovida pela CSA (Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas).
Márcia participou da atividade representando a UGT (União Geral dos Trabalhadores) onde ela é Secretária Nacional das Mulheres.
Segundo a sindicalista do Brasil participaram duas representantes, ela pela UGT e outra representando a CUT e vários representantes de outros.
“Tratamos lá de gênero, da igualdade das mulheres, da gente avançar na capacitação destas mulheres para elas estarem ocupando postos dentro das Centrais também, trabalhamos o fato da gente empoderar as trabalhadoras e também levar a informação sobre: assédio, violência no mudo do trabalho, isso foi muito falado”, salientou Márcia.
Outro ponto fortemente debatido foi à defesa da ratificação da Convenção 190 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) que representa um marco no reconhecimento da violência e do assédio no ambiente de trabalho como violações fundamentais dos direitos humanos.
“A luta continua para que essa ratificação venha, tivemos reunião (na última terça-feira (05)) com representantes do Comitê das Mulheres aqui do Brasil, com a participação de todos os Estados”.
Ela destaca que agora é necessário fazer um trabalho juntos aos deputados e senadores para apoiar a ratificação da Convenção 190.
No balanço geral do evento ela destaca ainda que “O trabalho que tem que ser continuo – a violência dentro do mundo do trabalho, o cuidado dentro do mundo do trabalho, muitos trabalhadores estão adoecendo, com muita pressão, isso é algo que é mundial”, finalizou Márcia.
Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador_foto_dívulgação