A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto promove neste mês a campanha Setembro Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. No Brasil, a campanha é realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP – em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, e este ano tem como tema: “Se precisar, peça ajuda”.

“Setembro é o mês de valorização da vida e da importância de termos apoio, de se ter uma rede de suporte nas situações mais drásticas, mais difíceis de vida. É a importância de termos bons laços comunitários, familiares. A saúde integral vem de relações saudáveis, de bons hábitos. Este conjunto de elementos é necessário para promoção do bem-estar e, com isso, viver uma vida mais plena”, afirmou a psicóloga Daniela Pavan Terada, coordenadora de saúde mental da Secretaria de Saúde.

Em Rio Preto, a campanha terá ações durante todo o mês, realizadas pelas unidades básicas de saúde, Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, unidades ambulatoriais de saúde mental e outros serviços especializados. A programação será destinada tanto para o público interno quanto para a comunidade. O destaque é o “Aulão: Dança é vida – Então Viva a Dançaria”, na próxima segunda-feira, dia 11, na praça Rui Barbosa, às 15h00. A ação é aberta e gratuita.

Já no dia 13, a equipe da UBS Luz da Esperança promoverá palestra sobre comportamento e saúde mental para os colaboradores da Escola Municipal Lourival Fraga. No dia 29, a equipe estará na Escola Municipal Antonio Spada, onde ministrará palestra sobre bullying para os estudantes. O mesmo tema também será trabalhado com os alunos da escola Joana Casagrande Vinha, no distrito de Talhado, dia 27. A campanha continua com caminhadas, oficinas, rodas de conversas e outras ações realizadas nas unidades básicas de saúde, CAPS, CRAS, empresas, centros religiosos e esportivos.

“No Setembro Amarelo, as equipes de saúde se mobilizam para desenvolver ações que auxiliem a comunidade a identificar sinais e sintomas de sofrimento psíquico e emocional mais intenso, bem como o que pode auxiliar na promoção de saúde mental, promoção de saúde integral e também o acesso aos serviços de atendimento que o município dispõe”, afirma Daniela Terada.

Serviços de Saúde gratuitos – A rede pública de saúde de Rio Preto conta com infraestrutura e profissionais aptos para atender pessoas em situação de sofrimento e vulnerabilidade. Nessa situação, em que há risco contra a própria vida, recomenda-se que a própria pessoa ou um familiar/amigo busque ajuda e orientações nas Unidades Básicas de Saúde do município e nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS). Os casos de maior gravidade / risco pessoal são encaminhados ao serviço de Emerg

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações SMCS_foto_ilustrativa