Às negociações coletivas deste ano dos comerciários entram o mês de setembro com a expectativa do agendamento da primeira conversa entre o Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio) de Rio Preto e região e o sindicato patronal.
Segundo Márcia Caldas, presidente do sindicato, a pauta de reivindicações foi entregue para o sindicato patronal no mês de agosto – e neste momento antes da reunião local vai acontecer a reunião das duas Federações, a Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo) e a Fecomércio (federação patronal) e logo em seguida começa a negociação local.
“Acredito que na próxima semana talvez a gente consiga agendar alguma reunião com o sindicato patronal, com o departamento jurídico e avançar nas cláusulas tanto sociais como econômicas”, salientou Márcia.
A sindicalista informa que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado do período foi de 4,06%. “Esse é o número que começa a negociação, na nossa pauta pedimos aumento real”, destacou a presidente do Sincomerciários.
A expectativa deste ano é fechar o Acordo Coletivo o quanto antes, porém ela destaca que tudo depende das negociações que irão acontecer com o sindicato patronal.
Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador