A diretoria do Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) esteve na usina Vale em Onda Verde na última terça-feira (19) entregando boletim informativo para os trabalhadores contendo detalhes do Acordo Coletivo fechado neste ano.

Segundo Ilson Martins, secretário geral do Sindalquim, foi conquistado à reposição da inflação do período mais ganho real que será pago de uma única vez totalizando um reajuste de 5,06 sendo os 4,06% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período mais 1% de ganho real.

Com esse percentual o novo piso normativo passa a ser de R$ 1.833,90.

“Nós (Sindalquim) conseguimos manter todas as cláusulas do Acordo anterior” destacou Martins.

A PLR (Participação nos Lucros e Resultados) mais um ano será corrigido pela variação do preço médio do Etanol no último período. Esse índice sai no dia 30 de março de 2024 e vai ser pago no mês seguinte (abril/24).

Outras cláusulas como a da Estabilidade para trabalhadores em vias de aposentadoria ou no retorno das férias continuam valendo. O boletim traz detalhes de outros benefícios que fazem parte do Acordo fechado.

Com esse Acordo fechado foram concluídas todas as negociações do Etanol deste ano. Nas 16 unidades foi conquistado ganho real, em alguns casos nos salários e em outros no VA (Vale Alimentação) e em alguns em ambos.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador