O Projeto “TRANSbordando Histórias”, contemplado pela Lei Nelson  Seixas 2023, fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, está com inscrições abertas e gratuitas para pessoas trans/travestis/não-binárias, maiores de 16 anos.

São 20 vagas disponíveis para duas oficinas que acontecem nos dias 21 e 28 de outubro, em que o público-alvo receberá formação teórica e prática sobre a arte ancestral do bordado.

Objetivos – O resgate histórico das técnicas de bordado, que são milenares, diversas e presentes em praticamente todas as culturas do mundo, tem o propósito de ativar coletivamente a criatividade e as vivências das pessoas participantes das oficinas. Assim, elas usarão técnicas do bordado livre, das artes plásticas e da literatura para criar bordados que contem suas próprias histórias, visões e anseios.

“É um resgate histórico de uma tecnologia ancestral conhecida como a arte do bordado, onde visamos apresentar através de oficinas coletivas, de forma prática e teórica, como essa técnica se transformou ao passar dos séculos até os dias atuais, integrando o bordado livre à artes plásticas e literatura, no qual todo processo criativo será desenvolvido e baseado em corpas, histórias e vivências da população trans, travesti e não-binária de São José do Rio Preto”, explica a proponente Denise Cristina de Souza.

As atividades desenvolvidas nas oficinas resultarão na confecção de 20 telas e em uma exposição com classificação indicativa para maiores de 16 anos que será sediada no Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis (CDCT), de 02 a 30 de dezembro.

Realização – O Projeto TRANSbordando tem como proponente Denise Cristiane de Souza, mulher lésbica, artista, artivista, pautada no antirracismo, feminismo e na defesa dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+. Formada em Design Gráfico, é atuante como artesã, artista muralista, designer e ilustradora. Integra o Coletivo Beta Cunha. Colaboradora no Movimento Negro Unificado de Rio Preto, Projeto Afrontosamente e no Coletivo Diversidade Rio Preto, ministra oficinas de geração de renda em Artes Visuais, Bordado, Crochê, Macramê, dentre outras atividades.

O projeto tem como instrutora auxiliar, Lila Santiago, não-binária, lésbica, atriz, artivista, artesã, arte-educadora e ativista social pautada na implementação de políticas culturais, no combate à violência contra as mulheres, na luta antirracista, na valorização à diversidade e inclusão.

Proficiente em práticas educacionais integradoras, expressivas e comunicativas, com base no Teatro e na promoção da saúde mental. Cursando Pedagogia na Ampli e Libras no IFSP-SJRP. Instrutora de Artes no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Integra o Projeto Afrontosamente, ministrando Oficina de Abayomi e atividades com foco na geração de renda.

Compõe o Movimento Negro Unificado de Rio Preto, Coletivo Diversidade Rio Preto e o Coletivo Beta Cunha. Atualmente é conselheira municipal Afro, dos Direitos das Mulheres, e suplente de Políticas Culturais no segmento Cultura Negra e Povos Originários.

Cronograma/programação Projeto “TRANSbordando Histórias”

27/09 – Inscrições abertas, gratuitas para oficinas*: whatsapp  (17)98140-4716 ,   por meio do qrcode: https://form.jotform.com/232576713521051 ou redes sociais:  https://instagram.com/transbordandohistorias?igshid=OGQ5ZDc2ODk2ZA==

Público-alvo: Exclusivamente pessoas trans/travestis/não-binárias maiores de 16 anos de São José do Rio Preto

*Inscrições até o término das 20 vagas

21 e 28/10 (8h às 15h): Realização das Oficinas “TRANSbordando Histórias” – Local : “Casa Affetto” – Rua Rio Preto 2566, Vila Imperial

2 a 30/12 (7h às 18h): Exposição no CDCT (Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis / localizado na Rua do Rosário 1903, Vila Curti – SJRP).

Contato Projeto “TRANSbordando Histórias:

Denise Cristiane de Souza – (17) 98140-4716