Contemplado pela Lei Nelson Seixas, o projeto “Super-heróis: quatro maneiras de salvar o dia”, do livro homônimo da escritora Monize Luiz Santos, percorre escolas municipais e outras instituições de Rio Preto, trabalhando o enfrentamento do medo. A finalidade é realizar a contação da história da publicação, seguida de uma atividade de desenho a ser realizada por crianças do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental I, em escolas municipais, na instituição Casa de Eurípedes e no Sesi.

Nessa atividade, as crianças têm a oportunidade de falar sobre os seus sentimentos (especialmente o de medo, assunto tratado no livro), de fazer reflexões sobre eles e de transformá-los por meio de ferramentas que eles já possuem.

Sobre o livro – O livro, escrito por Monize Luiz Santos e ilustrado por seus filhos, Arthur e Melissa, de cinco e sete anos, respectivamente, conta a história de quatro personagens que têm sonhos interrompidos pelo sentimento de medo.

Arthur quer ser um super-herói, mas tem medo do escuro; Isabela quer ser uma fada, mas tem medo do monstro que mora no guarda-roupa; Miguel quer ser astronauta, mas tem medo de altura e Melissa quer ser bailarina, mas tem medo dos olhares de julgamento do público.

Após a atividade proposta pela personagem Dani, professora dos “amigos” citados acima, que são crianças com cerca de cinco anos de idade, as crianças desenham os objetos dos seus respectivos medos e dão soluções, por meio do próprio ato de desenhar, com a orientação da referida professora, para tornar o objeto do medo engraçado. Assim, a escuridão transforma-se em uma galinha, o monstro passa a vestir uma roupa de princesa, o foguete cai em cima de uma nuvem de algodão-doce e a plateia passa a usar óculos coloridos e divertidos.

Depois dessa atividade dentro da história, os personagens vão para a casa e conseguem realizar pequenos, mas significativos avanços em direção à realização dos seus respectivos sonhos.

Atividade – A proposta da atividade é que as crianças materializem o seu sentimento, ao fazer um desenho com algo que represente o objeto do seu medo, como acontece com os personagens do livro.

Na sequência, as crianças são levadas a pensar sobre como deixar o objeto do medo divertido, fazendo algo no desenho que o torne engraçado do seu ponto de vista.

Enquanto os alunos elaboram, é possível ouvir relatos e deixar que as crianças busquem soluções, valorizando suas próprias habilidades, como criatividade e imaginação.

Programação

Escola Municipal Pinóchio 06/10/2023

Escola Municipal Irmã Martha Maria 10/10/2023

Escola Municipal Dep. Sylvio Benito Martini 11/10/2023

Instituição Casa de Eurípedes 17/10/2023

Escola Municipal Prof. Júlio de Faria – Unidade 2 18/10/2023

Escola Municipal Dr. João Jorge Sabino 19/10/2023

Escola Municipal Prof. Júlio de Faria – Unidade 1 20/10/2023

Escola Municipal Joana Casagrande Vinha 25/10/2023

Escola Municipal Amaury de Assis Ferreira 27/10/2023

Contação SESI 29/10/2023

Escola Municipal Ieda de Seixas Souza 30/11/2023

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações SMCS_foto_divulgação