A Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto encerrou na tarde desta sexta-feira, dia 06, as inscrições para a 16.ª edição do FEM 2023– Festival Nacional de MPB de Rio Preto ‘Vinícius Nucci Cucolicchio”. Foram inscritas 163 canções inéditas de músicos, compositores e letristas de 19 estados brasileiros e do distrito federal.
As inscrições são divididas em duas categorias: FEM Rio Preto (só para composições de artistas locais) e FEM Nacional (para canções de músicos de todo o país). Os prêmios em dinheiro variam de R$ 2 mil a R$ 10 mil, além do troféu Corpo-violão, criação de Pi Zampieri.
Em 2023, o FEM volta para o seu palco de origem, o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, reinaugurado este ano após reforma e revitalização. O evento acontece entre os dias 17 a 19 de novembro. As apresentações têm início às 19h30 nos dias 17 e 18 e às 18h00, no dia 19.
Inscrições e objetivos
O Festival tem como objetivo incentivar a criação musical, abrir espaço para novos talentos, promover o intercâmbio cultural e oferecer ao público um evento que apresente as tendências da MPB na contemporaneidade.
A música inscrita deve ter letra em língua portuguesa, ser original e inédita. A canção também não pode ter participado de edições anteriores do FEM. Para se inscrever é necessário ser maior de 18 anos. Será aceita apenas uma música por inscrição e autor.
Etapas do Festival
Uma comissão formada por três profissionais de notório conhecimento musical, não residentes em Rio Preto, fará a seleção de 28 músicas dentre todas as inscritas, sendo 14 de compositores locais que vão compor o FEM Rio Preto e 14 de compositores das demais de cidades brasileiras que irão compor o FEM Nacional. A comissão de seleção este ano é formada por Juarez Godoy, Fi Bueno, Jamil Scatena (veja currículos abaixo).
A Comissão Julgadora e de Premiação será composta também por três profissionais de notório saber da área musical, não residentes em Rio Preto.
Formato do Evento
Houve uma mudança no formato do evento, que volta a ter uma final com uma segunda apresentação de todos os finalistas. A reformatação contou com a participação da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. No primeiro dia do festival (17), às 19h30, será realizada a fase FEM Rio Preto: dos 14 participantes, no mínimo quatro serão selecionados e avançam à próxima etapa, a FEM Final.
Na segunda noite do evento (18), às 19h30, serão apresentadas 14 músicas na etapa FEM Nacional. Ainda na segunda noite haverá a apresentação de um show convidado e os jurados completam a seleção dos 12 finalistas do FEM 2023 que voltam a se apresentar na noite seguinte, a grande final.
No último dia (19), às 18h00, será realizada a etapa FEM Final, com as 12 canções selecionadas (sendo no mínimo quatro de Rio Preto), seguida de cerimônia de encerramento e premiação, além de um show de encerramento convidado. A entrada será gratuita para o público em todas as ocasiões. Além das premiações em dinheiro, o festival vai oferecer troféus aos vencedores (confira abaixo).
Quantidade de inscritos por estado:
Alagoas: 01
Amazonas: 01
Amapá: 02
Bahia: 05
Ceará: 03
Distrito Federal: 06
Goiás: 03
Maranhão: 02
Minas Gerais: 18
Mato Grosso do Sul: 04
Pará: 02
Paraíba: 01
Pernambuco: 02
Paraná: 05
Rio de Janeiro: 10
Rio Grande do Sul: 01
Santa Catarina: 04
Sergipe: 02
São Paulo: 87
Tocantins: 01cais e muitos outros.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações SMCS_imagem_divulgação