Cerca de 260 pessoas se inscreveram para a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro acontece nesta sexta-feira, dia 27, das 8h00 às 17h00, nas dependências do campus da Unip de Rio Preto. O tema geral do evento é “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um brasil mais inclusivo”.
A conferência é realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD), em parceria com a Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto, via Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência.
Durante o horário de credenciamento do evento, das 8h00 às 9h00, as inscrições serão reabertas, caso haja interessado. Todos os participantes receberão certificado.
Após a cerimônia de abertura e apresentação artística da Associação Renascer, está programada palestra com o coordenador da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Rio Preto, Marcelo de Oliveira Lavezo. O advogado vai tratar do “Cenário Atual do Direito das Pessoas com Deficiência”.
Propostas – Ainda no auditório, será feita a leitura do Regimento Interno da VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, precedida do almoço, a ser servido nas dependências do campus. As atividades vespertinas começam com apresentação dos jovens do Instituto Point Down e discussão das propostas nas salas referentes aos cinco eixos temáticos sugeridos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade): participação PcD; acesso a políticas públicas; financiamento de políticas públicas; cidadania e acessibilidade e comunicação universal.
Em cada ambiente, uma equipe apoiará as discussões, sendo dois facilitadores, dois relatores, dois apoiadores e um coordenador. Para finalizar, todos os participantes voltam a se reunir no auditório para aprovação das propostas e finalização do documento que será encaminhado ao Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD). O objetivo é formular cinco propostas no âmbito municipal, duas relativas à esfera estadual e uma com abrangência nacional.
Até o final de abril de 2024, o CEAPcD deve promover a conferência estadual e, em julho do ano que vem, o Conade realiza a V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Serviço
VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Data: 27 de outubro de 2023
Horário: das 8h às 17h
Local: Unip Rio Preto
Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, s/n – Jardim Tarraf II
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações SMCS_arte_Bianca Zaniratto/Pref. Rio Preto