A Secretaria Municipal de Administração de Rio Preto, implantou um aplicativo para facilitar a orientação de visitantes nos cemitérios municipais da cidade e para os Distritos de Engenheiro Schmitt e Talhado. Esse é um projeto antigo da pasta, a modalidade que já está em funcionamento, permite que os visitantes localizem os jazigos através de um aplicativo de geolocalização.
“O objetivo é fazer com que os visitantes tenham a localização exata na hora da visita aos jazigos. É comum, por conta do número de túmulos, que as pessoas fiquem perdidas entre as quadras dos cemitérios, por isso, o sistema veio para ajudar”, explicou o secretário de Administração, Adilson Vedroni.
A novidade começou a funcionar na última sexta-feira (27) e deve auxiliar visitantes de Rio Preto e região, principalmente no feriado de Finados, dia 2 de novembro.
Para utilizar o sistema, basta acessar a loja de aplicativos do celular pelo Play Store ou App Store e baixar o aplicativo da Prefeitura de Rio Preto. Após efetuar o cadastro, o usuário vai até o ícone de consulta de sepultados, seleciona o cemitério e procura pelo nome do familiar que deseja localizar.
Vedroni destaca ainda que um outro projeto está em fase de implantação para os visitantes que não possuem acesso a internet. “Agora queremos implantar um totem na entrada dos cemitérios, possibilitando que todos tenham acesso ao sistema”. O serviço deverá sem implantado em breve, em parceria com a Empro – Tecnologia & Informação.
Em relação à manutenção dos jazigos, as reformas estão suspensas. Já para limpeza dos túmulos, recomenda-se executar a atividade até o dia 1º de novembro, evitando o Dia de Finados, para evitar tumulto por causa da grande movimentação de pessoas nos cemitérios.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3513-5001.
Programação Dia de Finados:
São João Batista – Jardim Aeroporto
Celebração às 10h e às 16h
Cemitério da Ressurreição – Vila Ercília
Celebração às 8h, às 10h e às 15h
Cemitério de Engenheiro Schmitt
Celebração às 7h
Cemitério de Talhado
Celebração às 8h
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações SMCS_foto_arquivo_SérgioSAMPAIO