Em tempos de busca por aprovação constante, o “BORA FALAR DE LIVROS?” apresenta neste sábado, dia 11, o livro Palmas e Vaias. A obra escrita por Sonia Rosa, ilustrada por Salmo Dansa e publicada em 2009 pela Editora Pallas, traz a história de Florípedes, adolescente preta que, em meio às mudanças físicas e emocionais inerentes a idade, tem de encarar também a mudança de bairro e de escola.

O quinto dos sete encontros literários para crianças e jovens do “BORA FALAR DE LIVROS?” começa às 10h00 e segue até meio-dia (12h00), na Biblioteca Municipal Doutor Fernando Costa, no Centro de São José do Rio Preto . É gratuito e ao final de cada encontra são sorteados dois exemplares do livro apresentado na ocasião.

O “BORA FALAR DE LIVROS” é uma realização da CASA DE CRIAR, por meio da Lei Nelson Seixas 2023, de fomento à produção cultural de Rio Preto.

O “BORA FALAR DE LIVROS?” tem curadoria da poeta e especialista em Literatura Carolina Manzato. Ela também é mediadora dos encontros ao lado do artista, pesquisador e designer gráfico juny kp!. Juntos eles dirigem a CASA DE CRIAR, espaço independente de artes e formação cultural de São José do Rio Preto – SP.

Os encontros também contam com a participação especial de Raul Marques e Luila Barrozo. Raul é especialista em Literatura Para Crianças e Jovens e autor dos livros infantis “A Menina Que Adora Perguntar”, “a Revolução das Crianças”, “O Menino Que Reinventou O Livro” e “As Histórias” e do livro infanto-juvenil “O Caminho da Escola”. Luila é especialista em Literatura Para Crianças e Jovens.

O “BORA FALAR DE LIVROS?” é um dos dois projetos da Casa de Criar contemplados neste ano pela Lei Nelson Seixas. O outro é “ARTISTAS E BOLETOS”, série de podcast com 10 episódios, um por semana, em que artistas visuais de Rio Preto falam sobre como vivem da arte.

A série estreou em 27 de outubro e a cada sexta-feira um novo episódio é liberado. Os dois primeiros, com a artista plástica Norma Vilar e com o fotógrafo Jorge Etecheber, estão disponíveis gratuitamente nas principais plataformas de streamings de áudio (Deezer, Spotify, Apple Podcasts, Castbox e Google Podcast) e também em vídeo no YouTube.

PROGRAMAÇÃO

O “BORA FALAR DE LIVROS?” também tem encontros marcados para os dias 11 e 18 de novembro e, o último, no dia 2 de dezembro. O projeto será finalizado oficialmente no dia 16 de dezembro, com uma live no perfil da Casa de Criar e de Carolina (@carolrmanzato) no Instagram.

Encontro 5 | 11 de novembro

“Palmas e Vaias”
Autora: Sonia Rosa
Ilustração: Salmo Dansa
Editora Pallas, 2009

Em “Palmas e Vaias”, Florípedes é uma menina preta que experimenta as mudanças da adolescência, de bairro e de escola. Diante da necessidade de fazer amigos e conhecer os professores, se depara com as diferenças e para supera-las, opta pelo carinho da mãe.

Encontro 6 | 18 de novembro

“Clarice”
Autor: Roger Mello
Ilustração: Felipe Cavalcante
Global Editora, 2018

“Clarice” estampa, em cores berrantes, o que foi o período da ditadura militar no Brasil, sob a perspectiva da memória, do presente, de projeções de sonhos, de impressões, do potencial sensitivo e da capacidade de compreensão da protagonista criança que dá nome ao livro.

Encontro 7 | 2 de dezembro

“As Mais Belas Coisas do Mundo”
Autor: Valter Hugo Mãe
Ilustração: Nino Cais
Biblioteca Azul, 2019

O livro é narrado pelo autor criança, que na presença do avô materno é estimulada a observar, coletar, questionar as coisas e perceber que se encantar com o mundo é a única cura possível para a inevitável tristeza da perda. É um passeio pelo universo de encantamento das crianças.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações assessoria_foto_divulgação