A Prefeitura de São José do Rio Preto lança nesta sexta-feira, dia 10, seu novo portal, em um projeto planejado e desenvolvido para facilitar a navegação e o acesso a informações e serviços. Por outro lado, as tecnologias utilizadas trazem maior eficiência operacional, simplificando o gerenciamento da plataforma.
Inicialmente, será implementado um período de transição, com as duas plataformas no ar: a anterior e a nova. Desta maneira, quem já está ambientado ao uso do site pode ir se habituando gradualmente ao novo sistema. O portal mais antigo só será retirado do ar no final do mês. Nesse período, o endereço para acessar o novo site será: novoportal.riopreto.sp.gov.br. A partir de dezembro, o novo sistema assumirá o endereço eletrônico do anterior automaticamente.
O portal foi inteiramente implementado pela Secretaria de Comunicação Social, por meio do trabalho e pesquisa do desenvolvedor web Darok Viana, servidor efetivo da pasta, que trabalhou por mais de dois anos no planejamento e programação do novo site.
“No contexto da administração pública, é fundamental estabelecer uma comunicação eficaz entre o governo e os cidadãos. O novo portal foi totalmente desenhado para que os usuários tenham acesso mais fácil às informações e serviços municipais”, afirma o secretário de Comunicação, Mário Soler.
Do ponto de vista de acesso à informação, uma das principais inovações é a pesquisa aprimorada. A partir de agora, os resultados começam a ser exibidos enquanto o usuário ainda digita o termo de busca, com itens separados em três categorias: notícias, serviços e secretarias e órgãos.
“A modernização do portal é uma resposta direta à necessidade de aprimorar continuamente a comunicação entre a administração municipal e os cidadãos. Ele foi concebido para ser uma plataforma acessível, transparente e eficiente, uma ferramenta essencial que promove a igualdade de acesso aos serviços públicos e à informação, independentemente das habilidades ou necessidades individuais”, diz Darok.
Outro exemplo de aprimoramento são os “Grupos de Interesse”, uma nova funcionalidade na qual podem ser agregados conteúdos como notícias, serviços, campanhas e outras informações, mais uma vez para que o usuário encontre com mais facilidade a informação que procura.
Todo o conteúdo do antigo portal será importado para o novo. A migração será realizada em etapas, processo que serve como teste de integração e de usabilidade do sistema na prática.
Acessibilidade
O novo portal foi desenvolvido em conformidade com as leis de acessibilidade, em um empenho para promover igualdade de oportunidades. Assim, a plataforma não apenas é responsiva — se adapta de acordo com o dispositivo utilizado para o acesso — como também foram implementados recursos como modo de contraste, aumento de fonte e navegação via teclado. “A interface de usuário é responsiva e amigável e foi concebida de acordo com as diretrizes do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico [e-Mag] e da World Wide Web Consortium [W3C]”, explica Darok.
Notícias aprimoradas
A seção de notícias também traz novidades, como a identificação dos profissionais que trabalharam na produção de textos e imagens, a possibilidade de incluir um resumo do conteúdo e a implementação do “chapéu”, item que ajuda a identificar o tema da pauta. O “chapéu” consiste em palavra ou expressão curta que é colocada junto ao título da notícia.
Tecnologia de ponta
O novo portal foi arquitetado sobre plataformas gratuitas, mas de tecnologia avançada. Ele foi construído por meio de uma extensa lógica de programação, desenvolvida a partir de softwares de código aberto, que são distribuídos gratuitamente e podem ser modificados pelos desenvolvedores. Além de proporcionar mais agilidade, o projeto confere ao site duas características importantes: escalabilidade (capacidade de crescimento) e flexibilidade (adaptação a novas necessidades).
Entre as tecnologias utilizadas estão Docker (cria contêineres virtuais para separar aplicativos), Turborepo (agiliza o trabalho em grandes projetos de software), Node.js e Next.js (servem de base para a construção de aplicativos web), React 18 (auxilia a criação de sites interativos), PostgreSQL (gerencia de bancos de dados) e Strapi (ajuda a gerenciar conteúdo online).