Mais da metade das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal se mobilizaram na tarde da última sexta-feira (10), para a realização dos jogos finais dos Jogos da Mente, torneio promovido pelo quarto ano para alunos de 4º a 9º ano.

Os jogos aconteceram nas modalidades Damas Olímpicas, Lig4, Mancala, Xadrez e Forças Unidas e movimentaram cerca de 700 alunos de 27 escolas. De acordo com o coordenador e idealizador do torneio, o professor formador da rede municipal, Fabrício Pavin Lassi, cerca de 300 professores também participaram do processo, que movimentou as escolas em seletivas internas desde o mês de agosto.

“Em relação ao ano anterior, recebemos o dobro de inscrições de escolas participantes, o que é muito positivo, mostra que a atividade de jogos de tabuleiros está ganhando força, o que gera engajamento entre os alunos e colabora para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a formação integral dos estudantes”, aponta Fabrício.

Praticar este tipo de jogos desenvolve não só o raciocínio, como traz também outros ganhos, como o preparo emocional para uma disputa, capacidade de concentração, o respeito pelos adversários, além do incentivo na redução do tempo com jogos eletrônicos.

O torneio foi dividido em etapas que contaram com seletivas internas nas escolas e, nesta sexta (10), aconteceram os jogos das finais, com apenas um representante de cada escola por modalidade de jogo.

O anfiteatro onde aconteceram as partidas ficou lotado de pais, professores e coordenadores de escolas que foram torcer pelos alunos.

“Eventos como este são muito importantes. Nossos alunos estavam ansiosos e levaram bastante a sério os treinos. Todo tempo livre eles queriam aproveitar para treinar”, disse a coordenadora pedagógica da EM Lydia Sanfelice, Bianca Mantagnani de Cézare.

A mãe do competidor Enzo Antonio de Souza, de 11 anos, estava o tempo todo incentivando o filho. “Quero que ele sempre aproveite oportunidades como essa. O importante é participar, ganhar é consequência da dedicação”, disse Flávia Porto.

Os jogos finais aconteceram no Complexo Swift de Educação e Cultura. Houve premiações para primeiro, segundo e terceiro lugar de todas as categorias e medalhas de participação para todos os alunos que participaram dos jogos finais.

Ganhadores

Mancala – 4º e 5º ano

1º Mariane – EM Halim Atique

2º Diego – EM Roberto Jorge

3º Isabely – EM Adherbal Abrão dos Santos

Lig4 – 4º e 5º ano

1º Pedro – EM Silvio de Melo

2º Davi – Em Antonio Teixeira Marques

3º Ruan – EM Ruy Nazareth

Lig4 – Anos Finais

1º  Tairo – EM Roberto Jorge

2º Kayc – EM Darcy Ribeiro

3º Ester – EM Luiz Jacob

Damas Olímpicas – Anos Finais

1º Max – EM Darcy Ribeiro

2º Miguel – EM Roberto Jorge

3º Luan – EM Luiz Jacob

Forças Unidas – Anos Finais

1º Madson – EM Roberto Jorge

2º Thaynara – EM Darcy Ribeiro

3º Fernanda – EM Luiz Jacob

Xadrez – Anos Finais

1º Samuel – EM Darcy Ribeiro

2º Arthur – EM Roberto Jorge

3º Diogo – EM Luiz Jacob

Damas Olímpicas – 4º e 5º ano

1º Isabele Cristina – EM Rubens Cintra

2º Victor Hugo – EM Antonio de Souza

3º Yuki – EM Olga Mallouk