A Corrente das Marés’, canção de Thiago K, com letra de Gregory Haerthel e a potente interpretação de Bruna Moraes, foi a grande vencedora da edição 2023 do FEM – Festival Nacional de MPB de Rio Preto –  ‘Vinícius Nucci Cucolicchio’, que terminou na noite do  último domingo (19).Estavam em disputa nove prêmios -1.º ao 5º lugar, Aclamação, Melhor Intérprete, Melhor Música de Rio Preto e Melhor Letra. Confira a lista completa de premiados no final da matéria.

Após uma maratona de três noites com muita MPB de qualidade, onde o público pôde conhecer 14 músicas selecionadas da cidade e outras 14 de todo país, o FEM terminou com um show de Guilherme Arantes e cerimônia de premiação emocionantes.

Com 27 álbuns lançados em quase cinco décadas de carreira, Guilherme Arantes que tem músicas gravadas por Roberto Carlos, Maria Bethânia, Elis Regina, Caetano Veloso, Gal Costa, fez o público cantar junto sua coleção de sucessos como: “Planeta Água”, “Amanhã”, “Cheia de Charme”, “Meu Mundo e Nada Mais”, “Lindo Balão Azul”, “Deixa Chover”, “Lance Legal”, “Pedacinhos” e “Brincar de Viver”.

Com casa cheia, o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto recebeu as apresentações das 12 finalistas no domingo, o que conferiu ainda mais competitividade à disputa, consolidando o festival como um dos mais importantes da MPB no país. No sábado (18) se apresentaram as 14 músicas selecionadas no FEM Nacional e houve show com o Grupo Realejo. Na sexta (17), foram apresentadas as 14 músicas que concorriam pelo FEM Rio Preto. Das duas primeiras noites saíram as finalistas que voltaram ao palco no domingo para uma nova apresentação.

A comissão de seleção este ano foi formada pelos especialistas e músicos Juarez Godoy, Fi Bueno e Jamil Scatena e a Comissão Julgadora e de Premiação também por três profissionais de notório saber da área musical, não residentes em Rio Preto: Eduardo Santhana, Kelly Faé e Lenir Boldrin.

Na edição deste ano foram inscritas 163 canções inéditas de músicos, compositores e letristas, de 19 estados brasileiros e do distrito federal, 29 delas de Rio Preto. Os prêmios em dinheiro para as vencedoras variam de R$ 2 mil a R$ 10 mil, além do troféu Corpo-violão, criação de Pi Zampieri.

  O FEM que está em sua 16.ª edição, é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Confira as músicas premiadas e os shows de Realejo e Guilherme Arantes no canal da Prefeitura no Youtube: @prefriopreto

Confira a cobertura em fotos: https://www.flickr.com/photos/199303691@N02/

PREMIADOS FEM RIO PRETO 2023:

1.o LUGAR- A CORRENTE DAS MARÉS

Música: Thiago K

Letra: Gregory Haertel

Intérprete: Bruna Moraes

São Paulo / SP

2.o LUGAR –UM BAIÃO DELICADO

Música: Tavinho Limma

Letra e intérpretes: Kiko Zamarian, Zé Renato e Tavinho Limma

Mococa / SP

 3.o LUGAR – AÇÚCAR

Música, letra e intérprete: Maraia Takai – SJ do Rio Preto /SP

4.o LUGAR – AQUARELA DE FÉ

Música, letra e intérprete: Barbara Pappert

Mongaguá / SP

5.o LUGAR – A MAIS PERFEITA DAS ARTES

Música e Intérprete: Zebeto Corrêa

Letra: Martim César

Taquaraçu de Minas / MG

MELHOR CANÇÃO DE RIO PRETO: SOUL

Música: Esdras Nunes

Letra: André Fernandes

Intérprete: Elis Angelotte- S.J do Rio Preto /SP

ACLAMAÇÃO POPULAR: UM BAIÃO DELICADO

Música: Tavinho Limma

Letra e intérpretes: Kiko Zamarian, Zé Renato e Tavinho Limma

Mococa / SP

MELHOR LETRA: VALA COMUM

Música e intérprete: Daniel Conti

Letra: Bruno Kohl

São Paulo / SP

MELHOR INTÉRPRETE: RODAS

Música, letra e intérprete: Marcia Cherubin

Santo André / SP

 Da Reportagem Jornal do Trabalhador 

Com informações SMCS_foto_Marcos Mardi/Colaboração para a Secretaria de Cultura