Dia 8 de dezembro, sexta-feira, acontece em São José do Rio Preto (SP) a 2ª edição da Mostra da Boca Miúda, evento não competitivo de curtas-metragens, com exibição gratuita a céu aberto de filmes produzidos no interior e litoral do estado de São Paulo. A mostra ocupa o canteiro central da Avenida José Munia, no bairro Jardim Vivendas, na altura do número 7.085, numa área conhecida na cena cultural da cidade como “P3”. A recepção começa a partir das 19h00, e a exibição oficial, às 20h00.

Com obras em múltiplas estéticas, temáticas e linguagens, a programação conta com 10 curtas selecionados a partir de 93 trabalhos inscritos. A curadoria buscou um olhar amplo, para diversas linguagens, passando desde o documental até o experimental, do drama ao terror e do lúdico ao mais assustador realismo, em filmes que apresentam reflexões sobre as questões humanas, sobre o tempo, a finitude e a memória.

Serão quase duas horas de exibição, envolvendo os seguintes títulos: “A Lua nasce no mar” (Ramon Soares, 2023, Ubatuba); “Aliança por Eldorado” (Marco Escrivão e Priscila Schmidt, 2021, São Carlos); “Caído” (Alexandre Estevanato, 2023, São José do Rio Preto); “CRU” (Diego Ruiz de Aquino, 2022, Campinas); “Haikai Isolado” (Paulo Delfini, 2020, Araraquara); “Janelas da Pele – Entre o Alzheimer e a Tatuagem” (Rael Mendonça, 2022, Campinas, Valinhos e Sumaré); “Memórias do Fogo” (Rita de Cássia Melo Santos, Leandro Olímpio, Irineu Cruzeiro Neto, 2022, São Vicente/SP, João PessoaPB, Serra/ES); “O Assassino do Mindinho” (Victor Oliveira, 2021, Campinas e Valinhos); “Quase ELE” (Carol Lobo e André Pires, 2022, Taubaté); e “Strippers” (Juliano Luccas, 2022, Campinas).

Inscrições para formativas 

Antecedendo a mostra de curtas, acontecem as três ações formativas gratuitas e presenciais, todas com inscrições abertas. As atividades trazem diálogos sobre o audiovisual a partir de uma visão de produtores do interior e são abertas a pessoas interessadas em geral.

A programação começa nesta terça-feira, dia 5, com o workshop “Contando Histórias no Audiovisual”, conduzido pelo artista multimidia Jef Telles e pelo pesquisador, roteirista e realizador audiovisual Marcus Vinicius de Marchi, das 19h00 às 21h00, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. O intuito é abrir um espaço de discussão e compartilhamento do processo criativo envolvido na escrita de roteiros audiovisuais.

A segunda ação é “Distribuição de Curtas Metragens”, com o produtor executivo Lucas Bonalumi, com a proposta de compartilhar conhecimentos sobre a distribuição com foco especial na difusão de obras do interior paulista. Será quarta-feira, dia 6, no mesmo horário e também na Casa de Cultura.

E, sexta-feira, dia 8, das 14h00 às 17h00, acontece o workshop “Filme de Bolso”, com o diretor de fotografia Fernando Macaco, que irá destacar o uso de smartphones como ferramenta para produções audiovisuais, explorando suas potencialidades e perspectivas futuras. Será no local da mostra, canteiro central da avenida José Munia, na altura do número 7.085.

As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulários online, disponíveis em www.instagram.com/mostradabocamiuda (perfil oficial do evento). A seleção será por ordem de inscrição.

Sessão extra

Outra ação paralela à mostra de curtas é uma sessão extra programada para a quinta-feira, dia 7,19h, na Casa de Cultura Dinorath do Valle, com a exibição gratuita do longa “João da Matta” (Ramiro Rodrigues, 2023, Campinas), seguida de bate-papo com o diretor. A proposta do cineasta é apresentar um corte diferente do filme a cada exibição. Estreada na Mostra do iCine em Campinas em setembro, a obra conta com os artistas rio-pretenses Beta Cunha, Christina Martins, Jef Telles e Glauco Garcia no elenco e será apresentada na cidade pela segunda vez, porém, de forma inédita.

O projeto da Mostra da Boca Miúda é realizado com recursos da Lei Nelson Seixas, da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Em caso de chuva, qualquer alteração na programação será comunicada no perfil oficial no Instagram. 

SERVIÇO:

2ª edição da Mostra da Boca Miúda

Data: 8 de dezembro de 2023, sexta-feira, a partir das 19h

Onde: canteiro central da Avenida José Munia, no bairro Jardim Vivendas, em São José do Rio Preto/SP (altura do número 7.085)

Gratuito

Programação completa e inscrições para ações formativas: www.instagram.com/mostradabocamiuda

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações assessoria_foto_divulgação