A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última quinta-feira (07), a formatura de uma turma do curso de Corte, Costura e Modelagem. Durante a cerimônia realizada no Centro de Convivência da Família, no bairro Solo Sagrado, foram entregues 33 certificados.

Essa capacitação faz parte do Plano de Inclusão Produtiva da Prefeitura de Rio Preto para habilitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para a inclusão no mercado de trabalho e geração de renda. A professora Lúcia Maria de Carvalho disse que o objetivo foi atingido. “Todos estão preparados e qualificados para o mercado de trabalho.”

O certificado significa uma nova possibilidade de superação da situação de vulnerabilidade social e o apoio à inclusão produtiva, sendo uma estratégia de proteção social. “Com capacitação e trabalho eles serão capazes de gerar sua própria renda de maneira digna e estável, superando processos crônicos de exclusão social”, falou Helena Marangoni, secretária de Assistência Social.

Plano de Inclusão Produtiva

O Plano de Inclusão Produtiva é uma ação intersecretarias do Comitê de Retomada Econômica, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Secretaria de Assistência Social ficou responsável pela organização e articulação nos territórios para utilização dos espaços públicos e privados, além do acompanhamento das famílias durante o processo.

O programa teve início em 2022 e capacitou 500 pessoas em trinta e nove cursos como Doces Artesanais; Confeitaria sem Glúten e Sem Lactose; Confeitaria Tradicional; Corte e Costura, Jardinagem, Técnicas de Vendas no Varejo; Artesanato em Palha; Fotografia para Redes Sociais; Design de Sobrancelhas; Pequenos Reparos em Edificações; Fabricação de Ovos de Páscoa e Bombons e Mecânica para Mulheres.