A presidente do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio) de Rio Preto e região, Márcia Caldas participou na última terça-feira (12) da 2ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) no Palácio do Planalto na capital federal.
Márcia é uma das conselheiras do CDESS, mais conhecido como Conselhão que é formado por grupos de trabalho de diversos segmentos da sociedade – nesta 2ª reunião foram discutidas recomendações, ideias e estratégias voltadas aos principais temas da economia do país destacou a sindicalista. “O CDESS tem como missão promover e fortalecer o diálogo social em âmbito nacional e internacional, visando debater temas relevantes de interesse da sociedade e construir um país próspero e inovador”.
O Conselhão é presidido pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva e tem como membros o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, que coordena o colegiado, e cidadãos brasileiros de “ilibada conduta” e “reconhecida liderança”.
“Fiquei impressionada com a fala do presidente Lula no encontro. Ele ressaltou a importância do Conselho e disse esperar muito como resultado das discussões e das contribuições verificadas vindas de todos os segmentos presentes” salientou Márcia.
Trecho da fala do presidente – Eu espero muito dos senhores – exortou. Um trabalho coletivo transformador. A tarefa dos senhores e das senhoras – explicou o presidente Lula – é entregar ao presidente da República e para a sociedade brasileira “um bem estar social e estrutural” para que o País produza a transformação. Temos que colocar sobre a mesa nossas diferenças e divergências; as escolhas que o país precisa ter, vocês do Conselho tem que deixar de lado os interesses pessoais e pensar no interesse do Brasil e dos brasileiros -.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que coordena o colegiado, afirmou que o ano terminou com uma série de expectativas superadas, tanto pelo trabalho consistente realizado de forma voluntária pelos integrantes do Conselhão em mais de 100 reuniões, quanto pelos resultados atingidos pelo país nesses primeiros 12 meses, e que muitos, segundo ele, duvidavam que seria possível.
Por Sérgio SAMPAIO – Da redação Jornal do Trabalhador