Muitos profissionais estão prontos para explorar novas oportunidades de emprego e progredir em suas carreiras. Gabriela Mative, Head da Adecco Staffing, divisão do Grupo Adecco, líder em RH no Brasil, explica como fazer isso.

Segundo a especialista, a atualização do currículo é o ponto-chave para conquistar as melhores oportunidades. “Atualizar o CV, que é o cartão de visitas do profissional, é o primeiro passo. Com um documento bem elaborado, que conta de forma direta sobre a formação e a experiência, há mais chances de abrir portas no mercado”, aponta.

Uma das principais dicas é colocar o contato correto. “O candidato precisa colocar o nome, número de telefone, endereço de e-mail e links para perfis profissionais online (como LinkedIn). Por incrível que pareça, muitos perdem uma oportunidade de emprego porque os dados estão errados ou desatualizados”, diz.

“Também sugiro dar uma atenção especial ao resumo no início do currículo, em que o profissional pode destacar suas habilidades, experiências e objetivos profissionais, tudo isso de forma breve, sem delongas. É o “chamariz para o recrutador”, aponta.

Além disso, é importante estar atento às tendências do mercado. “Conhecer as habilidades mais procuradas em sua área pode ajudá-lo a se destacar entre os candidatos”, afirma. Ela também aconselha a sempre buscar aprender mais. “A tecnologia, por exemplo, está em constante processo de inovação, ou seja, hoje é primordial que o profissional busque o conhecimento e inclua a obtenção de novas certificações ou a participação em webinars e workshops em seu currículo”, sugere Gabriela.

Há também uma grande importância da preparação para a entrevista. É necessário pesquisar sobre a empresa e a vaga antes da entrevista e estar preparado para responder perguntas sobre suas habilidades e experiências, bem como para fazer suas próprias perguntas a fim de entender se há match com o perfil da empresa”, orienta.

Por fim, Gabriela encoraja a persistência. “A busca por emprego pode ser um processo longo. Não desanime se você não receber uma oferta imediatamente. Continue se candidatando e aprimorando seu currículo e habilidades”, finaliza.Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações Engaje_foto_arquivo_Marcos-Morelli