Terminam nesta quinta-feira, dia 25, as inscrições para o Sisu, Sistema de Seleção Unificada. O prazo é até as 23h59, pelo horário de Brasília.
O processo seletivo é a porta de entrada para mais de 264 mil vagas em universidades públicas de todo o Brasil.
Iniciadas na última segunda-feira (22), as inscrições devem ser feitas, de graça, na internet, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Sisu 2024 oferece vagas em mais de 6.800 cursos de graduação, em 127 universidades e institutos em todo o país. Lembrando que, para este ano, há somente uma chance de concorrer pelo SISU, já que a etapa é única. Com isso, as vagas são para cursos com início das aulas previsto tanto para o primeiro, quanto para o segundo semestre de 2024.
Para participar da seleção, o candidato deve ter feito as provas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, de 2023, e não ter tirado nota zero na redação. A seleção para as instituições públicas pelo Sisu vai seguir as regras da Lei de Cotas: todos os candidatos inscritos serão avaliados, inicialmente, na ampla concorrência. Só depois, as notas seguirão a reserva de vagas nas cotas de cada instituição.
O resultado do Sisu está previsto para 30 de janeiro também no Portal Único de Acesso. Quem não foi selecionado deve manifestar interesse em participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro. Ela pode ser utilizada durante todo o ano e qualquer instituição pode convocar os inscritos.
Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações Agência Nacional_arte_SérgioSAMPAIO