O Mutirão da Limpeza e da Saúde, retomado no início deste ano e realizado pelas secretarias de Saúde e Serviços Gerais, para recolhimento de materiais inservíveis, foi dividido em duas ações no mês de janeiro/2024. A 1ª etapa nos bairros Jaguaré/João Paulo II e a última etapa ocorreu no bairro Solo Sagrado.
Na primeira ação do ano, o Mutirão passou pela área de abrangência do Jaguaré/João Paulo II no dia 19, enquanto no dia 26, o recolhimento dos inservíveis ocorreu no Solo Sagrado. Em ambas Os moradores deixaram os materiais na calçada antes do início, 8h00 da manhã.
No mutirão, foram recolhidos pelas equipes da limpeza urbana: móveis velhos, pneus, garrafas, portas velhas de madeiras, tábuas, eletrodomésticos quebrados, colchões e outros objetos que podem servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti ou esconderijo para os escorpiões.
No ano passado, somente nas ações de mutirão, foram recolhidas 840 toneladas de materiais inservíveis, que tiveram a destinação correta para descarte na Fazenda Municipal.
Na 1ª.etapa (19/1) nos bairros Jaguaré e João Paulo II, foram recolhidos 2.550 quilos de entulho em 3(três) viagens de caminhões basculantes abarrotados de materiais inservíveis depositados nas calçadas das casas.
Já na 2ª. etapa, na sexta-feira, dia 26/1, no bairro Solo Sagrado, foram recolhidos das casas 7.850 quilos em 4(quatro) viagens, totalizando 10.400 quilos de materiais inservíveis.
A Vigilância Ambiental da Saúde, em parceria com a secretaria de Serviços Gerais, ainda não definiu as datas nem os locais dos próximos mutirões da limpeza e da saúde.
“Os locais são sempre escolhidos pelas gerências da Saúde Epidemiológica e também a Saúde Ambiental de acordo com os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti nas regiões da cidade e as próximas datas dos Mutirões da Limpeza e da Saúde serão definidas em conjunto com a secretaria de Serviços Gerais e serão anunciadas o mais breve possível”, informou Ulisses Ramalho.