Projeto da artista visual rio-pretense Elissa Pomponio, integrante do coletivo Robo.Art, contemplado pela Lei Nelson Seixas, a série de videoartes “Instantes Imanentes” tem evento de lançamento nesta quinta-feira, dia 1º, 19h30, na sede do Robo.Art, no bairro Boa Vista, em São José do Rio Preto.

A exibição pode ser conferida no local até o próximo dia 7, sempre das 16h00 às 22h00, com entrada gratuita, sendo que a visitação foi aberta nesta quarta-feira (31de janeiro), véspera do lançamento.

O trabalho compreende três videoartes inspiradas no tempo, na memória e na realidade por meio do conceito de imanência, ou seja, aquilo que é pertinente e intrínseco à nossa existência. Cada obra é composta por uma poesia declamada pela respectiva autora e criada a partir da seleção de materiais descartados e animações com uso da técnica stop motion e digitais. Foram convidadas três escritoras que, em comum, são mães e artistas da cidade: Anna Magalhães (autora do poema “Tempo-rio tempo”), Carolina Capelli (poema “Espiral memória”) e Carol Manzato (“Real realidade”).

“’Instantes Imanentes’ é, em principal, um experimento audiovisual poético, que tem como proposta ampliar a poesia para além da fala ou da escrita. A ideia nunca foi produzir videoartes que descrevessem a poesia, mas, sim, permitir que a subjetividade abstrata da poesia possa vir à tona”, afirma Elissa Pomponio. Além dela e das três poetas, participam do projeto os artistas Vinicius Dall’Acqua (desenvolvimento de interação), Gustavo Arão (desenvolvimento tecnológico) e Jef Telles (captação e edição de áudio binaural).

As videoartes são apresentadas por meio de uma plataforma interativa de visualização ativa, possibilitando ao espectador transitar entre as camadas sonoras do vídeo e escolher entre ouvir exclusivamente a narração da poesia, somente a trilha sonora ou ambas de forma simultânea.

Na programação do lançamento, haverá exibição de outros três trabalhos da artista visual que dialogam com a pesquisa e a técnica empregadas no projeto: a videoarte “recortes de Ontem”; “Sobre o que sobra” (colagens digitais feitas a partir de materiais descartados); e o videomapping de animação “cidade_Ahlma ou corpo_Alma”, que recebeu menção honrosa no 1º Guará Mapping Festival, no Paraná. O público também poderá conhecer trabalhos de Dall’Acqua, Arão, Telles, Giselda Cristina Rego, Mona Luizon e Tiago Mariusso em exposição na ocasião. Está previsto ainda um bate-papo sobre produção audiovisual, seus possíveis cruzamentos de linguagens e plataformas de exibição, com a participação dos artistas presentes.

 Exposição online

A fim de difundir as videoartes, o projeto prevê a exposição online da série a partir do dia 6 de fevereiro, no site do Robo.Art (www.robo.art.br), utilizando de uma plataforma virtual de interação gamificada. Nela, será proporcionada uma experiência de visualização similar à exibição física em ambiente tridimensional de sonorização espacial.

O projeto já passou pela Casa de Cultura Dinorath do Valle, no dia 29 de janeiro, e, no dia 30, ficou na Biblioteca Municipal.

 SERVIÇO:

 Série de videoartes “Instantes Imanentes”

Evento de lançamento: 1º de fevereiro, quinta-feira, 19h30

Exibição: 31/1 a 7/2, das 16h às 22h

Onde: sede do coletivo Robo.Art (Rua Doutor Presciliano Pinto, 1355, Boa Vista – São José do Rio Preto)

Livre. Gratuito.

Para assistir online: a partir de 6/2, em https://www.robo.art.br/

Mais informações: www.robo.art.br | Instagram: @robo.art.br | Facebook: @robo.art.br | YouTube: www.youtube.com/@RoboArt

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações e fotos assessoria da artista