Para muitos tutores de pets, educar um cão pode ser algo desafiador, com mais frustrações e dúvidas do que acertos e comemorações. Mas não precisa ser assim. É o que garante a veterinária comportamental e adestradora Marcela Barbieri (@marcela.barbieri no Instagram). Com soluções práticas e insights valiosos ela mostra que é possível superar obstáculos comuns na educação de cães mesmo dentro de casa e com pouco tempo por dia.

Com mais de 8 anos de experiência, Marcela é reconhecida por sua abordagem única e personalizada, que visa compreender as necessidades individuais de cada animal e também da família. Seu trabalho tem impactado positivamente inúmeras vidas, promovendo relações harmoniosas e gratificantes entre tutores e os cães. “Meu objetivo é ajudar tutores a enfrentar uma variedade de desafios comuns na educação canina, desde problemas de comportamento até dificuldades de treinamento”, conta a veterinária.

Nos atendimentos, a especialista abrange a identificação das causas dos problemas de comportamento, o desenvolvimento de abordagens de treinamento realmente eficazes e a construção de vínculos fortes e de confiança entre os donos e os pets.

“Tenho como missão capacitar os tutores para que eles entendam os cães em um nível mais profundo, permitindo que eles construam uma relação baseada em respeito e comunicação eficaz”, afirma Marcela. “Todo cão merece uma educação amorosa e me dedico a espalhar essa máxima, fornecendo o suporte necessário para alcançar esse objetivo.”

Três dicas práticas compartilhadas pela veterinária:

1. Organize a rotina: para garantir a evolução dos cães, é importante definir uma rotina de treinamentos e brincadeiras. O pet precisa de tempo de qualidade com o dono!

2. Utilize reforço positivo: Ao treinar seu cão, escolha elogios e recompensas quando houver um acerto ao invés de uma punição se ele errar. Um elogio cria uma associação positiva com o comportamento desejado e fortalece o vínculo entre você e seu pet.

3. Ofereça estímulos mentais: Além de passeios e exercícios físicos, ofereça estímulos mentais para seu cão, como brinquedos interativos e jogos de olfato. Isso ajuda a manter o cérebro do seu pet ativo e saudável, reduzindo comportamentos indesejados por tédio, como sofás roídos e roupas rasgadas, por exemplo.

Outros insights valiosos e conselhos práticos você encontra nas redes sociais de Marcela Barbieri, a veterinária está sempre pronta para ajudar tutores a transformarem a relação com seus fiéis companheiros.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações Comunica Assessoria_foto_SérgioSAMPAIO