Com o envelhecimento populacional crescente no país, surgem novos desafios de políticas públicas voltadas a esse segmento da sociedade. De acordo com o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa de 60 anos ou mais no Brasil é de 32.113.490 pessoas, um aumento de 56% em relação ao censo de 2010.

Para debater o papel dos Conselhos de Direito da Pessoa Idosa no controle e elaboração das políticas para o envelhecimento e o funcionamento dos fundos municipais de defesa dos direitos da pessoa idosa, o Sesc Rio Preto promove nesta quinta-feira, dia 21, o bate-papo “Os Conselhos Municipais (CMDPI) e seu papel institucional”, dentro do projeto Envelheço na Cidade, das 14h00 às 16h00, no teatro.

O encontro irá reunir Kelen Garcia, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do Estado de São Paulo; Maria do Carmo Liria Andreu Gardin, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São José do Rio Preto; e Antônio Caldeira, médico sanitarista, professor do Núcleo de Pesquisa em Envelhecimento e Vulnerabilidade da Unilago e presidente do CMDPI de 2017 a 2021.

Diante da necessidade do desenvolvimento de políticas integradas com foco na pessoa idosa, o encontro irá reunir representantes de conselhos municipais de outros municípios da região, instituições e universidades.

Segundo Clóvis Aguiar, técnico de programação da unidade responsável pelo programa Trabalho Social com a Pessoa Idosa (TSPI), a ação tem como foco trazer para a discussão a importância dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, bem como conhecer os mecanismos para criação do Fundo Municipal que visa a captação de recursos financeiros para a viabilização de projetos.

Aguiar observa ainda que o Sesc Rio Preto, em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa e o Núcleo de Pesquisa em Envelhecimento e Vulnerabilidades da Unilago, por meio do projeto Envelheço na Cidade, vem desenvolvendo programações com temas pertinentes às questões relacionadas ao envelhecimento.

Serviço:

 Projeto Envelheço na Cidade – Bate-papo “Os Conselhos Municipais (CMDPI) e seu papel institucional”

Com Kelen Garcia (presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do Estado de São Paulo), Maria do Carmo Liria Andreu Gardin (presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São José do Rio Preto), e Antônio Caldeira (médico sanitarista e professor da Unilago)

Dia 21, quinta, das 14h às 16h

Teatro. Grátis. Autoclassificação livre. Lugares limitados. A partir de 60 anos

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações assessoria Sesc Rio Preto_foto_