A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, inaugurou nesta quinta-feira uma exposição permanente na Usina Hidrelétrica Ilha Solteira que conta a história de uma das maiores e mais importantes usinas do País.
Além de revisitar a história da usina – que comemorou 50 anos de operação em 2023 – o público que visitar a exposição poderá aprender, de forma lúdica e interativa, como funciona o processo de geração de energia elétrica.
Na mostra, os visitantes poderão por exemplo folhear um livro gigante que conta a trajetória da construção da hidrelétrica. Também será possível “aprender brincando” sobre palavras e termos ligados ao universo da geração de energia, em um painel giratório, ou gerar energia de verdade, pedalando em uma bicicleta ergométrica.
A exposição ainda reúne equipamentos de segurança usados pelos trabalhadores na época da inauguração da usina e traz curiosidades como a extensão da barragem, a capacidade do reservatório e a quantidade de concreto utilizada na obra – cerca de 3,6 milhões de m³.
“Para além dos seus 50 anos de operação, os visitantes poderão conhecer projetos de inovação e o maior programa de modernização do setor elétrico nacional, bem como a importância que a Usina Hidrelétrica Ilha Solteira tem para o País e sua contribuição na geração de energia limpa e renovável”, diz Luis Lisboa Humphreys, gerente de Desempenho de Negócios da CTG Brasil.
“A exposição foi cuidadosamente projetada para ser uma experiência interativa e divertida para todas as idades. Famílias, estudantes, grupos de amigos e todos interessados em aprender mais sobre energia limpa e a história da Usina Ilha Solteira são bem-vindos”, completa.
Programa de Visitas
A exposição é uma das atrações do Programa de Visitas da CTG Brasil para a Usina Hidrelétrica Ilha Solteira. A visitação é gratuita, mas deve ser agendada previamente, por meio do endereço visita.ctgbrasil@ctgbr.com.br.
Os passeios guiados ocorrem de terça a quinta-feira para estudantes e grupos de até 50 pessoas, sempre às 9h00 e às 14h00. Às sextas-feiras temos as visitas turísticas, também às 9h00 e às 14h00. Vale ressaltar que a idade mínima é de 7 anos e é obrigatório o uso de sapato fechado, calça comprida e camiseta com manga.
Da Reporetagem Jornal do Trabalhador
com informações e foto Comunic