O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará em dois pontos de Rio Preto neste  sábado, dia 23, realizando vacinação antirrábica em cães e gatos, avaliação de zoonoses e orientações. Um dos locais será o Centro Esportivo Pinheirinho, no Solo Sagrado, e o outro será o estacionamento do RioPreto Shopping, que integra a Feira de Educação em Saúde Ambiental.

No Pinheirinho, a ação será das 8h00 às 12h00, enquanto no RioPreto Shopping será das 13h00 às 17h00. Em ambos os locais, as ações são abertas à população e gratuitas. Os cães devem ser levados na coleira e os gatos em caixas de transporte. Os animais devem ser vacinados a partir dos quatro meses de vida, com reaplicação anual.

“Nos dois locais, teremos médicos veterinários fazendo avaliação em gatos com suspeita de Esporotricose, e realizaremos encaminhamento para exame e tratamento, em casos positivos. Também teremos avaliação para cães suspeitos de Leishmaniose e biólogas fazendo um trabalho de divulgação e orientação sobre Febre Amarela”, informou a gerente do CCZ, Karina Caldo.

No RioPreto Shopping, a ação do CCZ começou nesta última quinta-feira (21). O serviço estará em uma tenda no estacionamento, onde permanece até domingo, dia 24, com funcionamento das 13h00 às 17h00. Do lado de dentro do Centro de Compras, a Feira de Educação funciona no mesmo período, com horário de funcionamento das 12h00 às 21h00.

Para passar pelos serviços oferecidos, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência.

Vacinação

A vacinação contra a Raiva é a única forma de proteger o animal contra a doença. Em 2023, o CCZ coletou 348 amostras para identificar a circulação do vírus da Raiva e identificou dois morcegos positivos. “Os morcegos são os principais transmissores da Raiva no estado. Ao encontrar algum caído, seja vivo ou morto, a recomendação é ligar para o CCZ e uma equipe irá recolher o animal para investigação”, afirmou Karina.

Avaliação

A avaliação de Esporotricose em gatos e Leishmaniose em cães é importante para intervenção precoce em caso positivo das doenças.

A Esporotricose é uma doença causada por fungos, que atingem primeiro a pele dos animais, e pode ser transmitida ao ser humano por mordidas e arranhaduras. Ela provoca feridas que não fecham na região do focinho, orelhas e patas.

Já a Leishmaniose é uma zoonose provocada por um protozoário transmitido a cães e também ao ser humano pelo mosquito-palha. Em Rio Preto, existem casos registrados da doença em cães. Os principais sintomas nesses animais são feridas que descamam nas pontas das orelhas, unhas que crescem demais, mesmo vivendo em local onde o piso desgasta as unhas, emagrecimento e diarreia.

Ação extramuro

O CCZ também está realizando, nesta semana, inquérito para investigação de Leishmaniose em cães, na Estância Alvorada. Por isso, a equipe coletou sangue desses animais e aplicou a vacina antirrábica.

Serviço

CCZ na Comunidade

Sábado, 23/3

Local: Pinheirinho, Rua: Beatriz da Conceição, 340 – Solo Sagrado

Horário: das 8h às 12h

CCZ na Feira de Educação em Saúde Ambiental

De 21/3 a 23/3

Local: RioPreto Shopping, estacionamento

Horário: das 13h às 17h

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações e foto SMCS