A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira, dia 25, e segue o próximo dia 31. Para iniciar a campanha, Rio Preto recebeu 19 mil doses da vacina, que este ano é trivalente e protege contra os vírus da Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

Assim como nos anos anteriores, a vacina na rede pública será aplicada em grupos prioritários, visando reduzir as complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus Influenza no público-alvo.

“Novamente, a gente vai vacinar aquelas pessoas que apresentam maior risco de apresentar complicações, gerando hospitalização e maior risco de óbito por riscos da Influenza. Então, é importante que as pessoas indicadas para receber a vacina, procurem a unidade de saúde mais próxima de casa”, afirmou a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.

Os grupos prioritários definidos para receber a vacinação são:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

– Idosos;

– Gestantes e puérperas;

– Trabalhadores da saúde;

– Professores dos ensinos básico e superior;

– Profissionais das forças de segurança e salvamento;

– Profissionais das Forças Armadas;

– Pessoas em situação de rua;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Povos indígenas;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

– Trabalhadores portuários;

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

– Jovens de 12 a 21 anos em medida socioeducativa.

Metas

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de crianças, gestantes, puérperas, idosos e povos indígenas.

Vacina

Na campanha deste ano, a vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, composta por três tipos de cepas de vírus em combinação: Influenza A (H1N1) pdm09; Influenza A (H3N2) e Influenza B (linhagem B/Victoria).

A vacina é fragmentada e inativada, sendo contraindicada apenas a pessoas que já tiveram histórico de alergia em doses anteriores.

Esquema vacinal

O esquema vacinal da dose contra Influenza é composto por dose única. Apenas as crianças nunca vacinadas anteriormente (menores de nove anos) receberão duas doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda.

Locais

A partir desta segunda-feira, dia 25, a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é das 7h30 às 18h30, enquanto na UBS Solo Sagrado, o horário é das 7h30 às 19h00.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação. Para grupos profissionais, é necessário apresentar carteira de trabalho, e para pessoas com comorbidades ou deficiência, é preciso apresentar atestado que comprove a condição.