A terceira edição da Corrida de Inclusão Instituto Unimed Rio Preto foi um sucesso. Mais de dois mil participantes estiveram na praça José Gerosa (Vivendas), em Rio Preto, no último domingo (24), para participar da prova que contou com percursos de 5K e 10K. Número que classifica a prova como a maior da região.

O evento, que contou com a parceria do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), contou com a participação de 160 atletas com deficiência, 55 “Pernas Solidárias”, ou seja, atletas acompanhantes de alguns deficientes, e 40 idosos com mais de 70 anos, todos participando gratuitamente.

Além de incentivar a prática de atividades físicas, a prova teve como principal objetivo promover a inclusão de forma efetiva, uma vez que os participantes, incluindo pessoas com deficiência, correram todos juntos (respeitando as limitações de cada um), além de chamar a atenção da sociedade para o tema que é tão importante.

Os participantes contaram com toda estrutura necessária como distribuição de frutas, água e suco, tendas para alongamento e massagem, além de shows do Coral Uniencanta, da cantora Mila Menin e da banda Dona Encrenca.

O valor arrecadado com as inscrições será revertido para os projetos sociais e do Instituto Unimed Rio Preto que tenham como objetivo promover a inclusão por meio do esporte, da qualidade de vida e do bem-estar de pessoas com deficiência.

“A Corrida de Inclusão foi novamente um sucesso. Temos certeza de que essa será ainda melhor, a começar pelo número de inscritos, que bateu todos os recordes. Mais do que praticar uma atividade física, esta prova tem como objetivo promover a inclusão. Por isso, quanto mais pessoas participarem, mais longe chegará nossa mensagem”, explica o presidente do Instituto Unimed Rio Preto, Gilmar Valdir Greque.

Beabá Bebê Down, do HCM de Rio Preto

No dia anterior à corrida, foi realizada a Corrida Kids e o evento “Inclusão: do papel à prática”, que contou com palestras sobre inclusão e o lançamento do novo programa do Instituto Unimed Rio Preto, Beabá Bebê Down, projeto em parceria com a Funfarme cujo objetivo será preparar mulheres que serão mães de bebês com síndrome de Down, oferecendo informações, suporte e treinamentos específicos.

O evento contou com palestras, como a da deputada estadual por sete mandatos e consultora de Inclusão do Sebrae-SP, Célia Leão, além da presença de autoridades, representantes do Instituto e da Unimed Rio Preto, do Instituto Point Down e da Funfarme e Hospital da Criança e Maternidade (HCM), médicos, enfermeiros, psicólogos, crianças, adolescentes e adultos com síndrome de Down e suas famílias.

O vice-diretor executivo da Funfarme e ginecologista e obstetra do HCM, Dr. Wagner Vicensoto, esteve no evento e falou da importância da parceria com a Unimed Rio Preto e o projeto Beabá Bebê Down. “Para nós é muito relevante esse apoio e parceria com a Unimed para beneficiarmos as pacientes com orientações com intuito de incluir e dar suporte ao bebê ainda intra útero, além de suporte e informações relevantes para a mãe. Com toda certeza essa parceria vai nos auxiliar muito no diagnóstico da síndrome de down”, afirmou Dr. Wagner.

“A descoberta da chegada de um bebê com a síndrome sempre traz insegurança aos pais. Por isso, o programa nasceu com a missão de proporcionar a tranquilidade necessária para que este desafio seja encarado da melhor forma possível”, explica o presidente do Instituto Unimed Rio Preto, Gilmar Valdir Greque.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações e foto Comunic Comunicação Estratégica