A Faculdade de Medicina FACERES faz parte de um seleto grupo de apenas quatro escolas médicas certificadas pelo ISO 9001 no Brasil, sendo a primeira do interior paulista a receber a certificação. Esta certificação, reconhecida globalmente, atesta a excelência da instituição em gestão de processos e melhoria contínua.
A certificação ISO 9001, reconhecida em cerca de 189 países, reflete o compromisso da FACERES com a qualidade de suas práticas de gestão. A instituição comemora esse resultado como uma validação externa do seu trabalho, especialmente em um período desafiador como este. Toufic Anbar Neto, diretor da faculdade, expressou sua satisfação com esse reconhecimento: “Esse resultado é muito importante para a FACERES, pois o ISO 9001 é mais uma norma de padrão internacional que conquistamos. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”.
A certificação evidencia não apenas o compromisso da FACERES com a excelência em seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), mas também destaca as boas práticas de gerenciamento em toda a instituição. Este feito é resultado de dois anos de preparação e reflete o esforço contínuo da faculdade em manter os mais altos padrões.
“Esta certificação é um estímulo ao aprimoramento contínuo. Reconhece nossos esforços em oferecer o melhor ambiente acadêmico para nossos alunos e professores e condições de trabalho para nossos colaboradores”, afirma o diretor.
A FACERES, ao alcançar essa certificação, solidifica o seu sistema de gestão de qualidade, integrando todas as áreas associadas ao curso de Medicina. O modelo de governança da faculdade tem sido saudado como inovador tanto em congressos brasileiros de educação médica quanto em congressos internacionais.
A implementação do Sistema da Qualidade teve início em novembro de 2021. Com uma equipe altamente dedicada, a FACERES mapeou e implementou rapidamente todas as normas obrigatórias para a certificação, impulsionada por uma cultura internacional já enraizada de busca pela qualidade.
As auditorias são um processo minucioso que avaliam criteriosamente todos os setores da instituição. No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a responsável pela norma ISO 9001.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações e foto MPCOM