Graças a uma parceria pioneira entre a Shift, empresa especializada em tecnologia para medicina diagnóstica, e o Senac São José do Rio Preto, alunos do curso técnico em Análises Clínicas da instituição estão tendo acesso a uma das melhores plataformas de tecnologia para medicina diagnóstica, utilizada por laboratórios do Brasil e América Latina. Essa colaboração visa capacitar os futuros profissionais no uso prático da tecnologia, preparando-os para as demandas do mercado de trabalho.
Ao longo de sua formação, os estudantes utilizarão a plataforma tecnológica da Shift, aplicando na prática os conceitos adquiridos em sala de aula. Em um setor de medicina diagnóstica em constante evolução e enfrentando diversos desafios, a tecnologia emerge como uma aliada crucial, proporcionando ganhos de produtividade, qualidade, eficiência operacional e segurança para os pacientes.
A parceria visa preencher a lacuna existente no enfrentamento das inovações tecnológicas, permitindo que os alunos finalizem o curso de técnico em análises clínicas com uma compreensão abrangente e experiência prática em sistemas de gestão laboratorial. Isso, sem dúvida, fortalece a empregabilidade dos estudantes, abrindo portas no competitivo mercado de trabalho.
Luciana Bozzi, consultora de educação corporativa da Shift, destaca o compromisso da empresa com o capital intelectual e a transformação na vida das pessoas, apoiando esse projeto-piloto que se inicia em São José do Rio Preto e que, possivelmente, se expandirá para outras cidades do estado de São Paulo.
“A Shift tem o propósito de transformar a saúde dos negócios e das pessoas e isso inclui os futuros profissionais. Nascemos em São José Rio Preto, em 1992, e hoje somos responsáveis por mais de 400 milhões de exames processados anualmente no Brasil. Temos consciência do papel do conhecimento no ecossistema de saúde e isso nos aproxima ainda mais de instituições que colaboram para o desenvolvimento profissional. Estamos muito entusiasmados com mais essa importante parceria com o Senac e temos certeza que ela renderá bons frutos e trará um impacto positivo para a empregabilidade em nosso setor”, ressalta Marcelo Lorencin, fundador e CEO da Shift.
O curso de Técnico em Análises Clínicas, que já capacita profissionais para diagnosticar doenças por meio de análises laboratoriais, agora incorpora o conhecimento do uso da tecnologia, proporcionando um diferencial significativo na formação dos alunos. A docente do curso, Maisa Finati, ressalta a importância de os estudantes terem contato sistematizado com as tecnologias disponíveis no mercado atual, integrando-as de maneira ativa no programa do curso para um desenvolvimento de competências mais eficaz na prática profissional.
A metodologia ativa adotada pelo Senac permite que os alunos tragam suas vivências do laboratório de análises clínicas para desenvolver todo o conteúdo e programação de formação vivencial, proporcionando uma abordagem mais próxima do que encontrarão no mercado.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações Dehlicom_foto_