Nesta terça-feira, dia 09, às 19h00, no Sesc Rio Preto, acontece o bate-papo “Viver em Versos: leitura e escrita poética no envelhecimento”. Na conversa, o escritor Elísio Faria e a Profª Dra. Katiuce Lopes Justino, que também é escritora, abordam a arte e a literatura como instrumentos para desvendar o mundo e para o descortinamento de um envelhecer em movimento e plenitude.
No encontro, a dupla também discorre de maneira reflexiva sobre as produções do autor, entre as quais, o seu lançamento mais recente, o livro “Linha Viva – Poesias”. Professor doutor pela Unesp, campus de Marília, e especialista em literaturas de língua portuguesa, pela Unifesp, Elísio exercita sua escrita em prosa e versos. Soma três livros publicados e participação em 30 antologias e coletâneas. Também tem textos publicados em revistas e periódicos no Brasil, bem como em países de língua espanhola.
Contação e roda de leitura
No mês em que se comemora o Dia Mundial do Livro (23 de abril), o Sesc Rio Preto reafirma seu compromisso com o incentivo à leitura e com a presença de diversidade de autores em sua programação.
Para as crianças, todos os sábados de abril, às 16h00, na Biblioteca da unidade, acontece a contação de história “Contos indígenas para encantar Kamurin yghé”. A partir das histórias contadas pelas educadoras Neny Luá e Juá Erã, as crianças – ou “Kamurin”, como são chamadas pela nação Kariri -, e adultos aprenderão sobre a diversidade dos povos e sua conexão com a natureza. Um convite lúdico ao despertar da nossa consciência para a preservação das culturas ancestrais e dos direitos dos povos originários. A atividade conta com interpretação em Libras e livros em Braille e sinais.
Já dia 30, terça-feira, 19h, na Sala de Uso Múltiplo, tem o bate-papo “Nascer Sorrindo: Roda de leitura e conversa para gestantes”, com Nelly Agostini, terapeuta, doula, instrutora de ioga e meditação. A partir da leitura de trechos do livro “Nascer Sorrindo”, de Frédérick Leboyer, o encontro pretende abrir o diálogo sobre como o acolhimento e informação na hora de nascer podem trazer benefícios para a família e a sociedade.
Sala de Leitura e Biblioteca
Espaço de leitura e convivência, em que são oferecidos livros para empréstimos, consulta de jornais e revistas, a Sala de Leitura e Biblioteca do Sesc Rio Preto também é um espaço onde, ao longo do ano, são realizadas ações como encontros com escritores, narração de histórias, leituras e bate-papos.
O espaço é aberto e com acesso gratuito a todas as pessoas, assim como o empréstimo de livros, sendo necessária a apresentação de documento válido do Sesc – a credencial plena (para os comerciários e seus dependentes) ou a credencial atividades (para os não-comerciários).
O horário de funcionamento é terça a sexta, das 13h15 às 21h 30; sábados, domingos e feriados, 9h45 às 18h30.
Sesc Rio Preto
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333
Informações: (17) 3216-9300
sescsp.org.br/riopreto
Facebook e Instagram: /sescriopreto
YouTube: /sescriopreto
Horário de funcionamento: terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações e foto Sesc Rio Preto