O Centro de Qualificação Profissional e Emprego da Secretaria Municipal do Trabalho de Rio Preto recebe nesta semana o curso de Processamento Caseiro de Carne Suína, realizado em parceria com o Senar- SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Esta é uma das primeiras atividades formativas realizadas no espaço que foi inaugurado em 26 de março, com o objetivo de reunir em um só local um ecossistema de formação profissional e empregabilidade.

Cerca de dez alunos estão comparecendo às aulas que terminam nesta quarta-feira, dia 10. “Eles estarão aptos a fazer o processamento caseiro de carne suína, com técnica, equipamentos e ingredientes de qualidade”, salientou o instrutor Leonel Di Corone.

Os alunos aprendem a produzir linguiças do tipo calabresa, portuguesa, paio, toscana e codeguim, salame, copa, lombo defumado, hambúrguer, além de pratos como arroz com costelinha, arroz com suã e feijoada.

“É uma introdução a um mercado no qual eles podem se profissionalizar, seja na produção e comercialização dos alimentos gourmet, em casas de carnes ou agroindústrias do ramo”, completa o professor.

Recentemente, o Senar-SP também realizou no Centro de Qualificação o curso gratuito de Processamento Agroindustrial do Leite.