Em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado na última quarta-feira, 1º de maio, alunos do 2º ano B da escola municipal deputado Arlindo dos Santos foram desafiados em sala de aula a prever a profissão que eles exercerão no futuro.
O exercício de antecipar a carreira, de sonhar e antever o amanhã, foi proposto em sala de aula por meio de uma atividade pedagógica desenvolvida pela professora Mariana Frederico Laranja.
Na disciplina de História, os alunos conheceram vários tipos de documentos pessoais. Dentre os quais a Carteira de Trabalho. “Refletiram sobre a importância para os cidadãos desses registros escritos e sobre o quanto eles contam muito da nossa história”, explica a coordenadora pedagógica Ida Regina Volpato Massarini.
Já na aula de Ensino Religioso, a professora abordou o tema propondo aos alunos que pensassem sobre seu futuro e sobre qual profissão eles sonhavam ter.
Novamente conversaram sobre a Carteira de Trabalho, já com uma visão mais específica do documento: quais informações podem ser encontradas nela, qual sua utilidade para a vida do trabalhador, sua importância etc.
Na carteira estão anotados detalhes importantes, como as funções desempenhadas, os contratos, os salários e promoções recebidas. O documento também funciona como um comprovante da experiência profissional do trabalhador.
E para finalizar, cada aluno criou e preencheu a sua própria Carteira de Trabalho. “Foi muito legal! Com o documento pronto teve direito até a foto, nome, idade, desenho e a definição da profissão escolhida por cada criança”, diz a professora Mariana Laranja.
Entre as carreiras escolhidas estão a de manicure, babá, pintora, veterinário, jogador de futebol e até Tiktoker, mas para a surpresa de muitos, incluído professora e coordenadora pedagógica, a profissão dos sonhos, escolhida pela maioria dos meninos e meninas foi a de policial.
O Dia do Trabalho é uma data para lembrar a importância do trabalhador para construção da sociedade como um todo. Um feriado muito popular no Brasil, que também é celebrado em diversos países do mundo.
Da Reportagem JT
com informações SMCS_foto_Cristiano Furquim/Secretaria de Educação