A cidade de São José do Rio Preto foi cidade escolhida para a terceira edição do LARB (Laboratório de Criação de Cinema do Interior), um espaço de formação e desenvolvimento de roteiros para o audiovisual, pautado na colaboração entre artistas e profissionais do interior e litoral paulista, de forma autônoma e horizontal, idealizado pelo cineasta e pesquisador Ramiro Rodrigues. “Portal de entrada para o interior profundo, São José do Rio Preto é hoje uma das mais importantes cidades do interior paulista, e se estabelece cada vez mais como uma cidade de cinema, com uma cena cultural vibrante e enorme potencial de formação de público”, salientou uma das coordenadoras do projeto, a produtora Mona Luizon.
Lançamento
Para abrir a terceira edição, o LARB realiza uma mostra no dia 25 de maio (sábado), às 15h00, no Sesc Rio Preto, com entrada gratuita. Na sessão, serão exibidos curtas-metragens produzidos no interior, com debate com realizadores após a sessão e recurso de audiodescrição disponível para acessibilidade. O tema que baseia a curadoria da mostra é também o princípio que guia a formação promovida pelo laboratório – a noção de “intimidade cultural”.
“A edição deste ano parte do pressuposto de que o conjunto de produções e visões do audiovisual interiorano é totalmente diverso. Existimos como uma grande rede que se conecta mais pelas sinapses, do que pelo fato de sermos iguais. Por isso, perguntamos: o que nos torna tão íntimos em contextos tão diversos e com olhares tão diferentes uns dos outros? Esse é o ponto de encontro, a convergência; é a pergunta que o LARB almeja desvelar. Sejamos juntos, ainda que diferentes, um sistema completo e complexo.” Salientou Marcus de Marchi, curador do LARB.
A mostra inclui os curtas JIB (dir. Lira Kim, 2022), Planeta Fábrica (dir. Julia Zakia, 2019), Chama no passinho (dir. Igor de Lucca Rossato, 2023), Command Action (dir. João Paulo Miranda Maria, 2015) e Fisgado (dir. Guilherme Oisi, 2021), filmes das cidades de Pindamonhangaba, Campinas, Assis, Rio Claro e Araraquara, respectivamente.
Inscrições
O LARB está com inscrições abertas até 26 de maio para participar desta edição do laboratório, que ocorre no segundo semestre de 2024. Para os proponentes com ou sem experiência profissional maiores de 16 anos que nunca tenham tido projetos contemplados por Edital público e que atuem fora da capital do estado de São Paulo.
Leia o regulamento completo e inscreva-se: https://www.larbinterior.com.br/larb-3
Serão selecionados 36 roteiristas iniciantes do Estado de São Paulo, residentes fora da capital, que nunca tenham sido contemplados por editais públicos.
A proposta do laboratório se baseia na criação de vínculo entre roteiristas e as pessoas mentoras por meio da autonomia, atenção plena e do bom aproveitamento de tempo durante os encontros. Este fio condutor orientará a escrita de um roteiro de curta-metragem ao longo de quatro meses, segmentados em quatro momentos distintos de escrita e reflexão. Rebeca Ribeiro, coordenadora pedagógica e de acessibilidade, providenciou a Audiodescrição na Mostra de Abertura: Serão distribuídos fones de ouvido para o público que solicitar o recurso. Bell Machado é a profissional responsável pela elaboração do roteiro audiodescritivo e realizará a audiodescrição simultânea.
Apoio
A 3ª edição do LARB – Laboratório de Criação de Cinema do Interior é uma realização da Mililitros de Arte, por meio do Edital Nº 13/2023 (Lei Paulo Gustavo), da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Da Reportagem JT
com informações assessoria_foto_Foto-Lucas-Vega