A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada a partir desta segunda-feira, dia 27, até o dia 14 de junho de 2024. O dia de mobilização – Dia D – está marcado para 8/6. Neste período, todas as crianças de um a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses, 29 dias) devem comparecer a uma sala de vacina para receber a dose da campanha, mesmo que estejam com o carteira de vacinação atualizada.
A vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é ampliado até às 18h30, enquanto no Solo Sagrado é até às 19h00.
“Essa campanha é muito importante, porque será a última vez que o Brasil utilizará a gotinha. A partir do segundo semestre desse ano, a vacina oral será substituída pela vacina inativada”, explicou a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças da faixa etária da campanha. Em Rio Preto, a estimativa é de que 20.935 crianças sejam vacinadas.
Poliomielite
A Poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil, é uma doença causada pelo poliovírus selvagem (PVS), que acomete os membros inferiores, gerando um quadro de paralisia. A doença encontra-se eliminada do país desde 1994, no entanto, a vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.
Na rotina, a imunização contra a Poliomielite é iniciada aos dois meses de vida, com mais duas doses inativadas aos quatro e seis meses. Depois, aos quinze meses e aos quatro anos de idade, a criança recebe outras duas doses orais.
No estado de São Paulo, a cobertura vacinal da poliomielite em crianças de um ano está em 85,64%, enquanto em Rio Preto está em 848,77%.