A Campanha de vacinação contra a poliomielite está entrando na reta final: o último dia para os pais levarem as crianças de um a menores de cinco anos para receber a gotinha é nesta sexta-feira, dia 14. A campanha começou no dia 27 de maio e até o momento, está com cobertura vacinal de 19,3%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças incluídas na campanha.
A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Rio Preto e nas clínicas privadas:
- Corsino Clínica de Vacinas
- Clínica Santa Clara (Iguatemi)
- Clínica Santa Clara (Baby Clin)
- Clínica Santa Clara (Rosas do Parto)
- Clínica Guidotti Haddad
- Vaccine Care
- Sala de vacina Dra. Ziló
- Lobão Medical Center
Amo Vacinas
Todas as crianças da faixa etária devem receber a dose da pólio oral, mesmo aquelas que estejam a carteira de vacinação atualizada. “Esta é a última campanha do Ministério da Saúde, utilizando a gotinha. Depois, ela será substituída pela vacina inativada. É importante a adesão para evitarmos a reintrodução da poliomielite no Brasil”, disse a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.
Extramuro
Para aumentar a cobertura vacinal da campanha, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, está realizando a vacinação extramuro nas escolas municipais. A vacinação é realizada com autorização dos responsáveis. Até agora, foram vacinados os alunos das Escolas Municipais Ana Mantovai, Amélia Balbo, Ana Mendes, Anazia Bolçone, Letícia Di Lorenzo Arroyo, João Feris, Irmã Julieta, Larte Teixeira, Guiomar Maia, Sergio Camargo Lourival Pires no Luz e Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Balanço
No dia de mobilização da vacinação contra a poliomielite, realizado no sábado, 8/6, foram aplicadas 3.130 doses de vacinas em Rio Preto, sendo 1.195 VOP (Vacina Oral da Poliomielite), 196 de dengue, 543 de rotina, 892 gripe e 304 covid. O balanço, de acordo com Michela Barcelos, é positivo.
“Tivemos uma boa adesão. Muitas famílias aproveitaram o sábado para colocar a vacinação dos filhos em dia. Mas, ainda estamos longe de atingir a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde, por isso, os pais devem correr para não perder o prazo”, afirmou.