As negociações coletivas do setor do Etanol foram finalizadas pelo Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas).

Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do sindicato, em todas as negociações foi conquistado ganho real acima da inflação acumulada do período que foi de 3,23% – lembrando que a data base do setor sucroalcooleiro é o dia 01º de maio, no qual a negociação é feita com 15 unidades.

“Em algumas empresas a gente conseguiu avançar, em outras empresas não conseguimos avançar, mas deixamos a proposta e um projeto de avançar em 3 anos. Em outras quesitos que estamos reclamando ´há anos e Graças a Deus conseguimos avançar, como por exemplo, Plano Médico com cobertura para os dependentes. Em Outras empresas conseguimos avançar bastantes no VA (Vale Alimentação) e teve algumas empresas que a gente não avançou. Mas o ponto positivo é que conseguimos reajuste real em todas as 15 unidades”, salientou Alves Filho.

Ele relembra que depois de anos foi conquistado ganho real acima da inflação para todos os trabalhadores.

Um boletim informativo deve ser confeccionado nos próximos dias com detalhes dos Acordos Fechados individualmente.

“Eu quero agradecer a cada trabalhador, cada trabalhadora que participou efetivamente, juntos mobilizamos nesta Campanha (Salarial) para que ela fosse vitoriosa. E ela foi vitoriosa e eu quero agradecer de coração em nome da diretoria do Sindalquim e que cada um que movimentou e se mobilizou foi fundamental para chegarmos neste resultado”, finalizou o presidente.

Por Sérgio SAMPAIO