O 1° Fórum Bom Parto, organizado pelo médico Fabrício de Freitas Sousa e pela souls Maria Alice Falcirolli Manhani de Godoy, acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2024 e tem como objetivo trazer um Tempo de Mudança para a realidade obstétrica de São José do Rio Preto e região.

A atualização e a capacitação constante dos profissionais que oferecem assistência às gestantes é fundamental para que essa mudança ocorra.

O Fórum Bom Parto será um evento multidisciplinar e contará com palestras voltadas para médicos de diferentes especializações (obstetras, pediatras, anestesistas), doulas, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas, estudantes de qualquer uma dessas áreas e todas as pessoas (profissionais ou não) que se interessam e querem estar atualizados nos temas:​

GESTACÃO – PARTO – NASCIMENTO – PUERPÉRIO

O dia 11 de outubro, será dedicado à abertura do evento, que terá início às 19:00 e previsão de término às 21:30

Os dias 12 e 13 de outubro, serão os dias de palestras e mesas de discussão.

Teremos 8 palestras por dia, sendo 4 no período da manhã e 4 no período da tarde, acontecendo em duas salas, de forma simultânea, totalizando 16 palestras por dia!

Nos dias 12 e 13, o Fórum se inicia às 8:00 e a programação termina às 18h, com intervalos no período da manhã, no horário de almoço e no período da tarde.

Maria Alice é naturóloga, doula, educadora perinatal, instrutora do método GentleBirth® e acupunturista. Dedica-se a estudar a gestação, o trabalho de parto e o nascimento desde 2006 e acredita que é através da informação e da conscientização sobre a fisiologia e a naturalidade do parir que todos poderão viver uma boa experiência no dia do nascimento de seus filhos. Tem duas filhas que nasceram com segurança em partos domiciliares planejados.

Fabrício é médico obstetra, exerce uma prática humanizada desde o período da residência e acredita que, seja no SUS ou no consultório particular, todo atendimento deve ser embasado em ciência e respeito e as decisões tomadas em conjunto com os pacientes, de forma que tenham conhecimento de todo o processo e sintam que são protagonistas do período mais importante de suas vidas.​

Juntos, são idealizadores do Fórum Bom Parto, pois acreditam que é através da atualização constante dos profissionais e da disseminação de evidências científicas que a assistência obstétrica irá mudar.

” RENASCIMENTO DO PARTO” ,  de 2013,  roteiro de Érica de Paula, direção de Eduardo Chauvet e produção dos dois.

O filme “joga” luz para o número de cesarianas e partos traumatizantes que vêm crescendo alarmante no Brasil.

Atualmente no país, às taxas de cesarianas são de aprimoramento 57,2%, superando em muito o preconizado pela OMS.

Entre as usuárias de Planos de Saúde, o percentual é de 84%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seja no máximo 15%.

Para à Agência Nacional de Saúde (ANS) o ideal que essa porcentagem fique abaixo de 25%.

Na região do Noroeste Paulista do Estado de São Paulo, os três maiores valores são das seguintes cidades:

1: São José do Rio Preto – 81,9%

2:  Barretos –  80%

3:  Araçatuba  – 79,8%

Com informações e imagem assessoria de imprensa do evento