A Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto realiza duas apresentações no mês de junho. Na próxima sexta-feira, dia 21, às 20h00, na Igreja Assembleia de Deus Chamados para Servir, em São José do Rio Preto; e no dia 30, às 18h00, no Centro Cultural Seresteiros da Saudade, em Potirendaba, com participação de Larissa dos Santos na viola. Todas as apresentações são gratuitas. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.

Sob a regência de Paulo de Tarso, o repertório inclui grandes obras da música clássica, como Oratório Messias, de Friedrich Handel; Concerto Grosso, de Arcangelo Corelli; Divertimento, de Wolfgang Amadeus Mozart; Pizzicato Polka, de Richard Strauss, entre outras. A Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto tem parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Granada. Na cidade de Potirendaba o Guri conta também com a Prefeitura Municipal de Potirendaba.

Maestro Paulo de Tarso, pianista formado pela USP, tocou com Orquestras Sinfônicas como OSESP e OSPA, além de outras Orquestras de Cordas pelo estado de São Paulo. Como Camerista, gravou obras a dois pianos para a Rádio e TV Cultura. Formado pela Escola Superior de Música Hanns Eisler Berlin, regeu importantes Orquestras na Alemanha e no Brasil. Desenvolve trabalho pedagógico com redes públicas de ensino e possui um Instituto Musical.

Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto

A orquestra de cordas é uma das formações mais antigas da música ocidental e, até hoje, cumpre um importante papel artístico e pedagógico. Formada basicamente por naipes de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, a orquestra de cordas teve amplo protagonismo no período barroco e clássico, e, mais tarde, ressurgiu como ‘grupo de câmara’, em resposta às grandes orquestras sinfônicas do período romântico. A Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto foi criada em 2010. Em 2011, participou de um intercâmbio entre Guri e a ONG Sphinx (EUA), recebendo o quarteto de cordas da Sphinx para uma série de atividades e um concerto no Teatro Municipal de São José do Rio Preto (SP). Em 2012, se apresentou em Detroit (EUA) na abertura dos concursos de jovens solistas. Tocou com Jean Reis, Arthur Barbosa, Alejandro Drago e Ricardo Herz. Em 2021 recebeu orientações e realizou uma produção audiovisual com o violoncelista Fábio Presgrave e a violonista Eliane Tokeshi. Em 2022, se apresentou ao lado de Adriana Holtz.

Sobre os Grupos Musicais

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares. Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).

ORQUESTRA DE CORDAS DO GURI DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Paulo de Tarso, regência

PROGRAMA
FRIEDRICH HANDEL

Oratório Messias

TOMASO ALBINONI

Adagio

ARCANGELO CORELLI

Concerto Grosso em Ré Maior, Op. 6, nº 1

JOHANN PACHEBEL

Canon em Ré maior

WOLFGANG AMADEUS MOZART

Divertimento em Ré Maior

JOHANN STRAUS JR. / JOSEF STRAUS

Pizzicato Polka

JOHANN SEBASTIAN BACH

Ária da quarta corda

Data: 21 de junho de 2024, sexta-feira, às 20h

Local: Igreja Assembleia de Deus Chamados para Servir

Endereço: Avenida Cenobelino de Barros Serra, 795, Pq. Industrial – São José do Rio Preto/SP

Data: 30 de junho de 2024, domingo, às 18h

Local: Centro Cultural Seresteiros da Saudade

Endereço: R. Ernesto Galbiatti, 440 – Potirendaba/SP

Todos os concertos são gratuitos.

A Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto tem parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Granada. Na cidade de Potirendaba o Guri conta também com a Prefeitura Municipal de Potirendaba.

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O Guri conta com o patrocínio Master: CTG Brasil, Bank of America; Ouro: Supermercados Tauste, Chiesi, Arteris, Cipatex, Novelis, Tintas Maza; Prata: BASF, Verzani & Sandrini, Ultra, Instituto Center Norte, Grupo Colorado, Sicoob, CART SP, Capuani, Indústrias Colombo, Usina Santa Maria, Valgroup; Bronze: Grupo Maringá, Adufértil, MRS, Agibank, Frikokar, Distribuidora de Alimentos Ikeda, ACIF Franca; e Apoio Cultural: Cocamar, Usina, Ipiranga, Mercedes-Benz, Tegma, Castelo Alimentos e Pirellipor meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

com informações Santa Marcelina Cultura_foto_Jean Ricardo