A Convenção Coletiva dos trabalhadores do setor de Confecções no âmbito do Estado de São Paulo com a conquista de um percentual de 5% para os pisos e para quem ganha acima do piso 4,5%.

Segundo Elimar Damin Cavaletto, presidente do SindoNorte (Sindicato dos Trabalhadores do Norte do Estado de São Paulo nas Indústrias do Vestuário) são feitas duas negociações uma estadual e outra local para a empresas de Rio Preto e de algumas cidades do entorno.

O reajuste fechado foi entre o sindicato patronal estadual com a federação dos trabalhadores e os sindicatos de empregados – esses percentuais acordados valem para trabalhadores de algumas cidades que não são representadas pelo sindicato patronal de Rio Preto.

Além dos percentuais o sindicalista destaca que houve melhorias nas cláusulas sociais, um incremento no Tíquete Alimentação e na Cesta Básica, além de alguns por menores. Lembrando que a data base de categoria é o dia 01º de junho e que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período ficou em 3,34%.

Rio Preto

No que diz respeito a negociação com o sindicato patronal de Rio Preto as negociações continuam em aberto uma nova rodada deve acontecer nos próximos dias. “Eles (patronal) levaram a nossa contraproposta iriam se reunir essa semana no patronal e possivelmente nos próximos dias tenhamos uma nova rodada de negociações”, salientou Cavaletto.

Calçados

Para este mês de julho é a data base dos trabalhadores do setor de Calçados, a diretoria do SindiNorte está aguardando a divulgação da inflação do mês de junho para fechar os últimos meses. “Já fizemos a nossa assembleia, já aprovamos a pauta do setor de Calçados também, só estamos aguardando estes índices inflacionários para começar as negociações”, finalizou o presidente do SindiNorte.

Por Sérgio SAMPAIO