Até o dia 12 de agosto, o espaço Plaza Cultural recebe a exposição Memória Afetiva, no Plaza Shopping. Em 35 obras, entre telas do artista plástico Edson Raposeiro e desenhos da arquiteta e urbanista Dominique Ávila, o público terá a oportunidade de vivenciar um verdadeiro resgate de uma parte da memória de São José do Rio Preto e São Paulo por meio dos seus patrimônios históricos e culturais.

Com esse objetivo, a exposição evidencia ainda a importância da inclusão. A maioria das obras conta com recurso de audiodescrição que pode ser acessado facilmente por meio do celular. Basta fazer a leitura dos QR codes que estão junto às obras e escutar as descrições gravadas pela pedagoga Milena Bertoni. Iniciativa importante e ainda pouco vista em exposições fora dos grandes centros.

 

Os visitantes poderão apreciar as obras que, para muitos, certamente irão despertar a memória afetiva e outros sentimentos. Nas telas imagens como a antiga Catedral de Rio Preto, a Estrada Boiadeira, o Hotel São Paulo, a Swift, etc., promovem este resgate tão importante e fundamental para preservar a história.

A exposição, que tem curadoria da DOM Gestão de Arte, fica aberta ao público de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 22h00, domingos e feriados, das 14h00 às 20h00, e a entrada é franca. O espaço Plaza Cultural funciona no Piso Romeu Strazzi (segundo piso).

Os artistas

Edson Raposeiro tornou-se artista plástico pelo veio familiar, pois seu pai, também artista plástico, passou os primeiros ensinamentos para ele, mesmo sendo um autodidata. Iniciando seus primeiros traços retratando paisagens da zona rural que são referências do nosso patrimônio. Já Dominique Ávila, filha de São José do Rio Preto, atualmente mora na cidade de São Paulo e, com seu olhar sensível, retrata através dos pinceis a beleza da sua terra natal e da terra da garoa.

com informações e foto Comunic Comunicação Estratégica