O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) está produzindo um boletim para ser entrega a categoria com informações das principais atividades e negociações que aconteceram no primeiro semestre deste ano.

Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do sindicato, as três negociações do primeiro semestre foram positivas com ganhos para os trabalhadores dos setores de Reciclagem, Farmacêutico e Etanol. “Lembrando que já temos 70% da nossa categoria negociada, todo mundo já recebeu seus aumentos”, salientou o presidente.

Ele relembra que a primeira negociação do ano foi a dos Químicos de Ibitinga com data base em 1º de março, houve avanços consideráveis com aumento real nos salários, no Vale Alimentação (VA) e na PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Na sequência aconteceu a negociação estadual do setor Farmacêutico que tem como data base o dia 01º de abril – onde houve a conquista de 1% de ganho real acima da inflação acumulada e outra conquista foi igual o valor do VA independente da quantidade de trabalhadores que a empresa tenha. “O nosso anseio agora é igualar a PLR”.

Por último aconteceu a negociações do Etanol – ao todo foram fechados Acordos para 15 empresas nas quais em todos foi conquistado ganho real acima da inflação e aumentos significativos no VA.

Ele destaca que o boletim informativo trará detalhes destas negociações fechadas, além de informações sobre a festa do 1º de maio, o novo APP Sindalquim que dá acesso a dezenas de convênios para ser usados pelos associados e outras informações sobre os projetos e expectativas sobre as das negociações do segundo semestre: usina Vale de Onda Verde em setembro e setor Químico estadual em novembro.

A previsão que o boletim comece a ser entregue na base nos próximos 15 dias.

Por Sérgio SAMPAIO