Tendo como ponto de partida a memória e a ancestralidade, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) dá início à sua edição de 2024 nesta quinta-feira, dia 18, às 20h00, no Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal. Quem abre o FIT, pela primeira vez, é a premiada Clarin Cia de Dança com o espetáculo Fênix – Onde nascem os sonhos, que conta com integrantes do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A entrada é gratuita. Ao longo de dez dias, o festival ocupa diversos locais da cidade com 70 apresentações e mais 24 atividades [per]formativas. São 37 espetáculos na programação, entre produções nacionais vindas de 10 estados brasileiros e de mais quatro países (Bélgica, Colômbia, França e Itália). Além disso, o Graneleiro volta a ocupar as noites no Complexo Swift de Educação e Cultura com mais de 40 atrações. A programação completa está disponível no site: fitriopreto.com.br .
Com 14 dançarinos das comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, Fênix – Onde nascem os sonhos é o espetáculo vencedor do Prêmio APCA 2023 de melhor direção musical e transmite a esperança de corpos periféricos em busca da felicidade. Segundo Kelson Barros, que assina a direção geral e artística, Fênix materializa a tentativa da Clarin em conceber uma obra periférica que tratasse apenas do tema felicidade. Isso se configurou em um grande desafio para um coletivo de dança, que sempre tratou de questões urgentes da sociedade brasileira em suas montagens, sobretudo aquelas que afetam as pessoas da periferia.
O resultado é um espetáculo audacioso, que trabalha com o inesperado de signos periféricos numa ligação de tempo, observando a mistura de toques africanos que passeiam entre o acústico e o sampler, apresentando as mudanças das batidas e o crescimento dos BPM, em um olhar que vai do passado ao presente, que vive em constante mudança.
com informações FIT Rio Preto_foto_SérgioFERNANDES