Em uma iniciativa para levar mais cor para a vida de crianças e adolescentes, a Mauricio de Sousa Produções e o UNICEF, em parceria com Blue Note São Paulo, ColorPlus, marca de papéis especiais da Blendpaper e Shopping SP Market, realizarão um leilão de trinta e uma versões do Sansão, do fiel escudeiro da personagem Mônica, cada uma delas estilizada e assinada por um diferente estilista brasileiro. A ação será em prol dos direitos de meninas e meninos com deficiência no Brasil e toda renda arrecadada destinada a iniciativas do UNICEF, voltadas à garantia de uma educação inclusiva de qualidade nas escolas públicas, em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), contribuindo para um presente e um futuro melhor para cada criança e adolescente.

O leilão já está aberto oficialmente de maneira online, por meio desta plataforma. Com lance inicial estipulado em R$ 10 mil, a oportunidade de adquirir um dos coelhos está aberta a qualquer pessoa do Brasil. A data limite para participar é 12 de agosto, quando um evento exclusivo para convidados marcará o encerramento do leilão. A boa notícia é que, mesmo à distância, todos poderão acompanhar a transmissão ao vivo e pela internet.

A menina do vestido vermelho mais famoso do país foi nomeada Embaixadora do UNICEF no Brasil em 2007, contribuindo para transmitir valores como amizade, justiça, respeito à diversidade, entre outros, falando diretamente com as crianças brasileiras sobre a importância da educação e de outros direitos. No último ano, em comemoração ao seu sexagésimo aniversário, a personagem viu seu famoso coelho ganhar trinta e uma novas versões, criadas por renomados estilistas brasileiros que rodaram várias cidades do Brasil em uma exposição temática itinerante. E agora, eles vão ajudar crianças e adolescentes com deficiência de todo o País.

“É com enorme alegria que unimos forças com o UNICEF em uma iniciativa tão impactante. Acreditamos que todas as crianças merecem um futuro melhor e repleto de oportunidades. A Mauricio de Sousa Produções tem um compromisso firmado com a inclusão e a acessibilidade, e por isso, destinar a renda do leilão dessas trinta e uma versões do Sansão para este projeto que beneficia crianças e adolescentes com deficiência, é motivo de grande orgulho. Por meio da arte e da solidariedade, podemos construir um mundo mais justo e inclusivo para todos”, explica Mônica Sousa, Diretora Executiva do Departamento Comercial da MSP.

“O Brasil vem avançando na inclusão de meninas e meninos com deficiência nas escolas públicas, mas ainda é preciso quebrar barreiras e investir no acesso de todos à escola, na formação de professores e gestores, e no desenvolvimento de projetos pedagógicos e práticas que estejam de fato alinhados à perspectiva inclusiva. Com os recursos arrecadados no leilão, conseguiremos contribuir com essa mudança”, explica Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

No Brasil, ainda há muitas crianças, adolescentes e jovens com deficiência fora da escola, e muitos desafios para a permanência delas na escola, aprendendo. Estima-se que 8,4% da população tem ao menos uma deficiência (IBGE, 2019). Entretanto, estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação representam apenas 3,3% das matrículas no ensino fundamental, 1,7% no ensino médio e 0,5% no ensino superior, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP, 2019). A distância entre esses percentuais revela parte do desafio. Dentro da escola, crianças e adolescentes com deficiência são ainda os que apresentam a maior taxa de distorção idade-série, com os maiores desafios para se manter na escola, avançando e aprendendo.

Reverter esse cenário e contribuir para a promover uma educação inclusiva de qualidade, por meio do desenvolvimento de capacidades de gestores e professores, é o objetivo do UNICEF, juntamente com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e outros parceiros, e será o foco dos recursos arrecadados no leilão.

Sobre o leilão

Para participar do leilão, os interessados devem fazer cadastro no site www.leilaosansao.sodresantoro.com.br .

“Esta é uma oportunidade única que reúne a possibilidade de contribuir com programas do UNICEF para inclusão de crianças com deficiência nas escolas e arrematar o coelho mais amado do Brasil. É uma grande honra poder conduzir este leilão”, afirma Carolina Sodré Santoro, leiloeira oficial. Ela e a irmã Mariana Sodré Santoro Batochio, são conhecidas como As Leiloeiras da Sodré Santoro e estarão a frente deste leilão tão importante. No mercado desde 1979, a Sodré Santoro é considerada referência em leilões e conta com tecnologia de ponta para proporcionar ao cliente a melhor experiência de compra em leilões do Brasil, garantindo credibilidade e segurança.

Com informações Máquina | Mauricio de Sousa Produções_foto_Mauricio de Sousa Produções