A edição 2024 do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) chegou ao fim no último sábado (27), reunindo um público estimado em mais de 40 mil pessoas. Ao longo de dez dias, foram realizadas 137 atividades, incluindo espetáculos, ações [per]formativas e atrações artísticas do Graneleiro.
Neste ano, o FIT Rio Preto ampliou o acesso da população à cultura e à arte ao levar apresentações para todos os quatro cantos da cidade, atraindo diferentes públicos. Foram cerca de 20 locais, incluindo teatros, praças, ruas e outros espaços contabilizando cerca de 130 horas de programação.
As performances alteraram a atmosfera da cidade e emocionaram os moradores fazendo o slogan do festival ecoar pela cidade: Rio Preto está artista! Nos bairros Eldorado, Lealdade&Amizade e São Deocleciano, as pessoas foram às ruas embaladas por uma saudosa serenata. No cartão postal de Rio Preto, o passinho ao som do funk contagiou a plateia celebrando a cultura popular na abertura.
Desde os olhares atentos e curiosos durante as performances nos espaços alternativos aos aplausos entusiasmados nas salas de apresentações, a reação do público evidenciou a confirmação do FIT Rio Preto como um dos mais importantes festivais do gênero no Brasil e na América Latina.
Nesses dez dias, cerca de 450 artistas, produtores e técnicos se empenharam para deixar a cidade respirando teatro. Para assegurar o trabalho de logística, montagem e o funcionamento do festival, a equipe do FIT 2024 contou com 340 funcionários que atuaram direta e indiretamente na produção.
Boa parte dos espetáculos adultos e internacionais tiveram os ingressos esgotados antes mesmo do início do festival. Já as peças para crianças e jovens e as realizadas a céu aberto contaram com grande participação em todas as sessões, contabilizando 18 obras com entrada gratuita.
Balanço
A programação contou com 37 espetáculos entre produções nacionais vindas de 10 estados brasileiros e mais cinco países (Bélgica, Brasil Colômbia, França e Itália).
Foram 25 ações [per]formativas como debates, oficinas e intercâmbios entre coletivos. Esta edição também marcou o retorno do Graneleiro, ponto de encontro do evento que reuniu 41 atrações artísticas entre shows, performances e exibições audiovisuais, em sua maioria de artistas rio-pretenses.
O maior público do festival deste ano foi registrado no dia 18 de julho, durante a abertura, quando mais de 4 mil pessoas assistiram à apresentação Fênix – Onde nascem os sonhos, da premiada Clarin Cia de Dança e curtiram a primeira noite de Graneleiro.
Reta final
Oito espetáculos fecharam o último dia do FIT Rio Preto 2024, além de uma atividade formativa, dois shows, uma performance artística e um DJ.
O sábado (27) foi marcado pelas últimas apresentações dos espetáculos 1989, do Coletivo Cê (Votorantim-SP); Narrativas encontradas numa garrafa PET na beira da maré, do grupo São Gens de Teatro (Recife-PE), e Projeto K, da companhia Hecatombe (São José do Rio Preto-SP).
Para o público infanto-juvenil, a última atração foi a peça Azul, da Cia. Artesanal (Rio de Janeiro-RJ). A atividade Ensaios sobre Artivismo, do GAL – Grupo de Apoio à Loucura (São José do Rio Preto-SP), encerrou a programação de performances ao ar livre.
As obras Les Héroïdes, da Cie BrutaFlor (França), e Reclaim, do grupo Théâtre D’un Jour (Bélgica), fecharam a agenda de espetáculos internacionais.
Finalizando as ações [per]formativas, o trio de críticos Guilherme Diniz, Julia Kariri e Vina Amorim compartilharam suas percepções sobre a programação do festival durante o encontro Paisagem Crítica: Uma Retrospectiva.
A apresentação que encerrou o festival às 22h30 foi Leci Brandão – Na Palma da Mão, da Lapilar Produções Artísticas (Rio de Janeiro-RJ). O público que lotou o teatro Paulo Moura presenciou um emocionante musical sobre a vida de uma das renomadas cantoras e compositoras do Brasil.
FIT 2024 em números
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37 obras, sendo 18 com entrada gratuita;
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41 atrações no Graneleiro;
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25 ações [per]formativas gratuitas;
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111 apresentações, sendo 75 gratuitas;
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5 países – Brasil, Bélgica, Colômbia, Itália e França | 10 estados brasileiros | todas as regiões do país;
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20 espaços;
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450 artistas, produtoras(es) e técnicas(os)
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Mais de 130 horas de programação;
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Cerca de 140 pessoas trabalhando diretamente e mais de 200 pessoas indiretamente.