O Fequimfar (Federação dos Químicos do Estado de São Paulo) marcou para os dias 28 e 29 deste mês o Seminário para a montagem de pauta de reivindicações do setor Químico que tem como data base o dia 01º de novembro.

Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) estarão reunidos nestes dias os 33 sindicatos filiados a Fequimfar para discutir de decidir em conjunto qual será o pedido de reajuste para este ano.

O sindicalista lembra a todos que este ano serão negociadas apenas as cláusulas econômicas, já que as sociais tem validade até 2025.

“A gente tem grande expectativa que vamos conseguir aumento real, lembrando que desde a primeira negociação que é 1º de março até agora o Sindalquim tem conseguido buscar aumento real tanto no salário e VA que é o Vale Alimentação. E no setor Químico acreditamos que não será diferente”, salientou Alves Filho.

Separadas 

O presidente do Sindalquim destaca que paralelamente a negociação estadual deste setor a entidade de Rio Preto faz oito Acordos Coletivos dos Químicos em Novembro e que a pauta será também definida nas próximas semana para ser encaminhadas para estas empresas.

Usina Vale 

Agora em setembro a entidade tem um negociação a parte do setor do Etanol para os trabalhadores na usina Vale de Onda Verde. O sindicalista alerta que está esperando sair o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período para depois dar prosseguimento das tratativas com os representantes da usina.

Por Sérgio SAMPAIO