A direção do Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) participa nesta quinta-feira (29) do Seminário para montagem de pauta do setor Químico deste ano.

Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do sindicato, este ano serão negociadas apenas as cláusulas econômicas já que as sociais têm validade até 2025. “Tem umas cláusulas que o Grupo de Trabalho, vem trabalhando durante o ano, para a gente poder inserir mais algumas cláusulas socais que deve ficar para o próximo ano”, salientou Alves Filho.

Uma das lutas da campanha salarial deste ano do setor Químico será a busca da inclusão de um VA (Vale Alimentação) para os trabalhadores do setor. “Serão discussões bem acaloradas, onde cada sindicato vai falar da sua região – para no final termos uma pauta somente das cláusulas econômicas para estar encaminhando para o sindicato patronal”.

O Seminário é realizado pela Fequimfar (Federação dos Químicos do Estado de São Paulo) com a participação de todos os sindicatos que têm em sua base trabalhadores do setor Químico.

Somente o Sindalquim representa cerca de 4 mil trabalhadores deste setor.

Negociação local

O sindicalista alerta que fora a negociação estadual o Sindalquim faz quatro negociações locais com empresas do setor e a pauta de reivindicações devem ser encaminhadas nas próximas semanas para elas em busca de fechar neste caso os Acordos Coletivos individuais. Ele ressalta que em todas o sindicato conquistou em negociações passada a inclusão do VA para todas.

A data base dos Químicos é o dia 1º de novembro.

Por Sérgio SAMPAIO