O período mais aguardado pelos candidatos que querem ingressar no ensino superior está se aproximando: as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Apesar do curto prazo, o momento não é para desespero nem para exagero nos estudos. De acordo com o coordenador do Pré-vestibular Bernoulli, Vinicius Costa, é o momento de controlar a ansiedade, estudar, fazer simulados e analisar as provas anteriores.
Ele afirma que é fundamental ter uma preparação que leve em conta a organização do tempo. “A prova do Enem é muito densa e precisa ser analisada para que o candidato não fique sem tempo para responder todas as questões. Por isso, o ideal é montar uma estratégia. Primeiro, ele precisa fazer as questões fáceis, depois as médias e, por fim, as difíceis, para que consiga fazer toda a prova e ter uma pontuação melhor”, sugere.
A menos de um mês das provas, o coordenador acredita ser fundamental fazer redações e pesquisar temas atuais que possam cair na prova. “O candidato precisa identificar suas fragilidades para poder melhorar e revisar os assuntos que ainda não foram assimilados”, afirma.
Para se dar bem nas provas – seja do Enem ou vestibulares – é importante, na avaliação do coordenador do pré-vestibular, resolver e analisar provas antigas. “Como o Enem tem uma matriz específica, de habilidades e competências, o estilo da prova não muda muito. Então, o candidato pode identificar esse modelo, além de conteúdos e temas que são mais recorrentes, para chegar na prova com a condição melhor”, explica.
Como o Enem é uma prova longa, estilo maratona, isso requer cuidados que vão além de dominar o conteúdo, especialmente na reta final de preparação, como horários de sono, exercícios físicos, alimentação adequada e relaxamento. Ter disciplina e foco é importante também para não deixar o conteúdo acumular, evitando que o estudante fique mais ansioso com a proximidade do exame.
DICAS DE COMO ESTUDAR PARA O ENEM
– Não deixe o conteúdo acumular;
– Tenha uma rotina de estudos;
– Faça um planejamento, com definição de horários e metas;
– Procure conhecer a prova;
– Resolva exercícios para fixar o conteúdo;
– Faça simulados para gerar familiaridade com a prova e testar seus conhecimentos;
– Revise o que foi estudado;
– Adquira um bom material didático atualizado;
– Faça pelo menos uma redação por semana;
– Dê breves pausas durante o estudo;
– Procure se manter atualizado;
– Cuide de sua saúde física e mental: boa alimentação, exercícios físicos, relaxamento e horário para dormir.
Para o dia do exame:
– Fique de olho no horário, que é o mesmo de Brasília.
– Lembre-se de levar caneta esferográfica transparente de tinta preta e documento de identidade com foto original. É bom levar o comprovante de inscrição, pois contém o endereço da prova;
– Leve uma garrafinha de água e lanche.
com informações Press Comunicação Empresarial_foto_arquivoJT